Suzano é uma das portas de entrada ao mercado de trabalho no Alto Tietê

Projeto ajuda na formação de jovens da região
Projeto ajuda na formação de jovens da região - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Cada vez mais cedo, os jovens começam a procurar aperfeiçoamentos profissionais para encontrar um espaço no mercado de trabalho. A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem sido uma das portas de entrada para jovens talentos no interior de São Paulo, onde estão localizadas as Unidades Industriais Suzano (Alto Tietê), Jacareí (Vale do Paraíba), Limeira (Região de Campinas) e a Unidade de Negócios Florestal.

"A Suzano acredita em gente que inspira e transforma, por isso oferece oportunidades para que os jovens possam se tornar protagonistas da sua própria carreira. Temos contribuído para o desenvolvimento das habilidades desses jovens. Dessa forma fortalecemos nosso compromisso com a diversidade", contou Mauro Mochida Peixoto, gerente de Gente e Gestão da Suzano.

Dentre as ações realizadas para o engajamento dos jovens está o Programa Formare, iniciativa voltada para a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em comunidades localizadas no entorno das unidades da empresa. O processo de seleção, que é anual, está em andamento e a nova turma está prevista para iniciar suas atividades em junho.

Desenvolvido desde 2005, pelo Programa Voluntariar em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare oferece formação completa de Operador de Processo de Produção, integrando partes teóricas e práticas. Durante o programa, os alunos aprendem sobre Cidadania, Saúde e Segurança, além das disciplinas de formação técnica e operacional. Além disso, os jovens vivenciam aspectos importantes de relacionamento e postura profissional, atuando com diversas áreas e diferentes pessoas, fortalecendo atitudes comportamentais para formação de cidadãos e profissionais de sucesso.

O Formare já formou 37 turmas e cerca de 690 jovens, destes, 47% foram contratados como colaboradores, prestadores de serviço e estagiários, atuando nas áreas de Celulose, Papel, Logística, Florestal, entre outros setores.

Outra porta de entrada na empresa é o Programa Plante o Futuro, focado em estágios técnicos nas áreas Operacionais de todas as unidades da Suzano no Brasil, que ocorre todos os anos, e no interior do Estado de São Paulo fechou com 32 vagas com início previsto para maio. A próxima etapa de seleção do programa está prevista para agosto.