Programa amplia entregas e atenderá mais de mil famílias

Iniciativa distribui alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade
Iniciativa distribui alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade - FOTO: Divulgação

O programa Quitanda Social, que distribui alimentos adquiridos de agricultores locais para famílias mogianas em situação de vulnerabilidade, está sendo ampliado. A partir desta semana, além das entregas às quartas e quintas, como já vinha sendo feito, as entregas também acontecerão às terças e sextas-feiras, com a inclusão de territórios como o Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva, a Vila Pomar e o Residencial Novo Horizonte.

As entregas acontecerão hoje na Vila Pomar, beneficiando pessoas referenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Brasileira, no Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva e também em Cezar de Souza, ambas atendendo pessoas vinculadas ao Cras de Cezar de Souza. Já amanhã, as entregas acontecerão no Mercado do Produtor, na Vila Nova União, no Jardim Layr e em Jundiapeba.

Na próxima quinta-feira, as distribuições continuam no distrito de Jundiapeba, atendendo famílias referenciadas pelas duas unidades do Cras existentes no distrito. Já na próxima sexta-feira, elas acontecem no Jardim Piatã e no Residencial Novo Horizonte, beneficiando famílias vinculadas ao Cras Centro. Só nesta semana, 250 famílias devem ser atendidas pelo programa. Ao encerrar o mês de abril, o Quitanda Social já terá atendido a um total de 1.100 famílias.

O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, como a Cooprojur e a Cooprovat, além do governo federal, de onde provêm os recursos para a compra dos alimentos

O programa já havia sido colocado em operação em 2020, porém neste ano ganhou reforço, com a inscrição da Prefeitura de Mogi das Cruzes no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A inclusão permitiu melhor planejamento para a execução do Quitanda Social, o que se reverteu em um aumento expressivo no número de atendidos. Quando começou a ser executado, em março deste ano, o programa atendia 250 famílias e agora já se aproxima da marca das 1.100 famílias atendidas.

O programa terá continuidade no mês de maio, quando deve chegar às 1.350 famílias mogianas atendidas. A ação também serve como apoio direto a agricultores locais, com a compra de produtos por eles cultivados, a partir dos recursos advindos do governo federal.