Com novo titular, Saúde amplia estratégia contra a Covid-19

Morrone (esq.) diz que todos devem fazer a sua parte no enfrentamento à Covid
Morrone (esq.) diz que todos devem fazer a sua parte no enfrentamento à Covid - FOTO: Gabriel Bispo/PMMC

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), anunciou na tarde de ontem o nome de Zeno Morrone Júnior como o novo secretário municipal de Saúde. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, na qual o chefe do Poder Executivo também apresentou a nova estratégia do município de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) (leia mais nesta página).

O novo secretário vem para substituir o médico Henrique Naufel, que estava no cargo desde março de 2020 e foi mantido na transição de governo após as eleições municipais de novembro do ano passado. Naufel saiu depois do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recomendar seu desligamento após apurações preliminares apontarem irregularidades no processo de vacinação contra a Covid-19 de servidores públicos da Secretaria de Saúde.

Durante a apresentação, o prefeito mogiano reforçou que a escolha do novo titular da Pasta foi baseada em critérios técnicos, envolvendo tanto os fundamentos médicos quanto a experiência com administração de equipamentos de Saúde, além de uma vida dedicada à profissão e ao ensino.

Em sua apresentação durante a live, Morrone agradeceu ao chefe do Executivo municipal pela oportunidade de servir à população e ressaltou que estará aberto a ouvir críticas e melhorar diariamente sua atuação com os servidores públicos da Pasta. "Deixo aqui um apelo à população - cuidem-se nas medidas sanitárias nesta pandemia. Não podemos apenas ficar pensando no papel dos governos no combate ao Covid-19, temos que todos fazer nossas partes", explicou.

A apresentação foi acompanhada pela vice-prefeita, Priscila Yamagami (Pode), além de três representantes da Câmara: o presidente da Casa de Leis, Otto Rezende (PSD); o presidente da Comissão Permanente de Saúde, José Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa; e o líder do governo na Câmara, Marcos Furlan (DEM). Todos colocaram-se à disposição para auxiliar no melhor possível a execução das iniciativas e políticas públicas da área da Saúde no novo comando da secretaria.

Questionado pela reportagem, o secretário reforçou a nova estratégia do município no pré-atendimento e pós-atendimento para o coronavírus, apresentada pela Prefeitura de Mogi na tarde de ontem.

Biografia

Zeno Morrone Junior é mogiano e tem 65 anos. É médico especialista em Cirurgia, Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Administração Hospitalar e, desde 1979, se dedica à área da Saúde.

Morrone já coordenou unidades da Rede Básica de Saúde, foi diretor da Vigilância Sanitária do Alto Tietê e diretor técnico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. Também foi professor na USP, UMC, UBC e Faculdade do Clube Náutico Mogiano. Ele ainda foi o chefe do Núcleo de Perícias Médico Legais de Mogi das Cruzes, e participa do corpo clínico de diversas unidades hospitalares do município.