Ashiuchi busca recursos para o Regional em Brasília

Unidade está com 20% das obras concluídas
Unidade está com 20% das obras concluídas - FOTO: Divulgação/Secop Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), foi a Brasília ontem para se reunir com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Moreira da Cruz. O encontro teve como pauta central a entrega do Hospital Regional, que está sendo construído no cruzamento da rua Sete de Setembro com a avenida Senador Roberto Simonsen, no bairro Cidade Cruzeiro do Sul. A audiência contou com a participação do deputado federal Marcio Alvino (PL).

Na oportunidade, o chefe do Executivo suzanense solicitou liberação de recursos para acelerar a construção da unidade hospitalar. Até o momento, já foram investidos R$ 3.423.744,80, de um total de R$ 28.832.078,54. Quando a primeira fase for finalizada, o hospital irá dispor do serviço de pronto-socorro.

De acordo com o representante do ministério, o governo federal dará prosseguimento à liberação dos recursos. Com isso, a expectativa é que os trabalhos sejam acelerados e a entrega ocorra nos próximos anos.

Estão sendo executados trabalhos na superestrutura, o que significa que foi alcançada 20% de sua conclusão. Agora, a Prefeitura tem a previsão de que a construção de pilares, vigas e lajes seja finalizada ainda neste semestre e de que no fim do ano esteja em fase de término a edificação dos três blocos de estrutura.

"Em 2017, quando assumi a Prefeitura, descobri que havia sido perdida a verba para construção. Ao lado dos deputados André do Prado (PL) e Marcio Alvino, fomos a Brasília e conquistamos a liberação dos recursos que garantiam a 1ª etapa da obra. Desde então, houve um período de tramitação documental por parte do Ministério da Saúde e autorização da Caixa Econômica Federal para o início das obras", lembrou Ashiuchi.

"A primeira fase compreende a construção de todo o pronto-socorro e, durante esse período, vamos nos empenhar em buscar parcerias com os governos federal e estadual para o custeio desse grande hospital de característica regional para que atenda não só a população da cidade, mas também das cidades vizinhas", garantiu o prefeito, "viemos pedir apoio do Ministério da Saúde para a entrega desta importante obra para. O prefeito Rodrigo (Ashiuchi) tem feito a parte dele e tenho certeza que, tão logo, a cidade vai ganhar um hospital regional", completou Alvino.

Habitação

Ainda em Brasília, Ashiuchi esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional, em reunião com o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, para buscar uma solução para o empreendimento Residencial Suzano II, que conta com 600 apartamentos.

A obra, localizada no Jardim Europa, é de responsabilidade da construtora, do agente financeiro Banco do Brasil e do governo federal. Contudo, a administração municipal exerce seu papel como articuladora. "É importante destacar que a Prefeitura cumpriu com seu dever ao promover o sorteio das unidades, bem como formalizar a entrega dos documentos providenciados pelos beneficiários. Mesmo assim, também buscamos a solução junto aos moradores e, por isso, temos feito encontros com o banco e com a empresa responsável pela obra para que o conjunto seja entregue o quanto antes", disse o prefeito.

Conforme explicou Santos, até segunda-feira haverá um encontro com todos os envolvidos para buscar a resolução do problema e, assim, realizar a entrega dos apartamentos.