Programação terá ligação direta com Município Verde Azul

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vem trabalhando na programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 junho, e todos os eventos que serão realizados terão ligação direta com o trabalho de certificação de Mogi das Cruzes no Programa Município Verde Azul. A equipe técnica da secretaria se reuniu esta semana, como parte do trabalho, e já está preparando as ações que marcarão a passagem da data.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, explicou que a programação está sendo debatida e será divulgada assim que for concluída. Mas ela adianta que serão abordados temas como educação ambiental, conservação dos recursos naturais, arborização e mudanças climáticas, entre outros. "Parte dos temas se interrelacionam com o nosso planejamento para a certificação do Programa Município Verde Azul", observou.

Michele acrescentou que os eventos também estão sendo estruturados para terem ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o meio ambiente. "Nosso objetivo é desenvolver uma programação que se associe às agendas ambientais contemporâneas", frisou.

Desde o início deste ano, a secretaria vem realizando o planejamento estratégico para a participação no Programa Município Verde Azul. Mantido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o programa apoia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente trabalha na formação de um grupo de técnicos que cuidarão de todo o planejamento de Mogi das Cruzes, com o objetivo de cumprir as diretrizes do programa e buscar a certificação da cidade. O programa estimula as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, além de definir e acompanhar as linhas de atuação que devem ser cumpridas.

O trabalho terá continuidade durante todo o ano, incluindo reuniões e ações práticas de campo. Michele afirmou que o grupo de trabalho está empenhado em melhorar continuamente os indicadores mogianos, o que significa, na prática, contribuir para a construção de uma cidade cada vez mais comprometida com a preservação ambiental.

Mogi das Cruzes possui três certificações do Programa Município Verde Azul e quatro do Prêmio André Franco Montoro.