Deputado confirma avanços na implantação do Wi-Fi Brasil

Ideia é atender locais com baixa cobertura, como o entorno da UBS de Biritiba Ussu
Ideia é atender locais com baixa cobertura, como o entorno da UBS de Biritiba Ussu - FOTO: Daniel Carvalho/Arquivo

Na manhã de ontem, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), representante da região na Câmara Federal em Brasília, confirmou à reportagem do grupo MogiNews/DAT que a instalação de quatro pontos do programa Wi-Fi Brasil, do Ministério das Comunicações, já está em andamento em quatro distritos na cidade de Mogi das Cruzes.

Bertaiolli informou que recebeu nesta semana uma posição do Ministério das Comunicações sobre a confirmação da instalação dos quatro pontos a cidade, aumentando para 12 o número de locais no Alto Tietê. O deputado reiterou o papel primordial do programa, que é o de promover a integração dos equipamentos públicos com a internet e com os sistemas computadorizados da administração municipal. "Com isso, as UBSs poderão integrar prontuários e os sistemas de gestão da Saúde, e a Educação poderá contar com conteúdos online, além de integrar as redes", explicou.

Uma das vantagens no futuro apontadas pelo parlamentar é de que o sinal poderá ser amplificado, com a utilização de antenas repetidoras, por parte da administração municipal. Desta forma, os moradores dos arredores das unidades também poderão se beneficiar do programa federal.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que conta com amplo interesse no projeto e o considera importante no contexto da promoção da inclusão digital e da democratização do acesso à internet para populações onde não há oferta adequada do serviço. "O processo se encontra na fase inicial. O Departamento de Recursos da Tecnologia da Informação da Prefeitura está em contato com o governo federal e aguarda novas instruções por parte do Ministério das Comunicações", concluiu em nota.

A iniciativa do governo federal, assinada em 2018 pelas cidades da região, tinha como meta promover a integração de escolas, unidades de saúde, bibliotecas e telecentros em todo o país com internet de alta velocidade gratuita. O serviço já chegou a ser instalado em algumas cidades do Alto Tietê, como em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Suzano e Salesópolis, num total de oito pontos. O serviço de internet de banda larga gratuita está instalado em bibliotecas, escolas e telecentros tanto na região urbana quanto na rural.

Em Mogi das Cruzes, serão quatro pontos na cidade que receberão as antenas do programa do governo federal: nas escolas municipais João Batalha (Chácara dos Baianos, Jundiapeba) e do Bairro São João (Estrada Ken Saito), bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santo Ângelo (Conjunto Residencial Santo Ângelo) e Biritiba Ussu (distrito de Biritiba Ussu).

Deixe uma resposta

Comentários