Clínica Unica em Jundiapeba já atende pacientes pós-Covid

Unica Jundiapeba
Unica Jundiapeba - FOTO: Guilherme Berti/PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou na tarde de sexta-feira que já teve início o atendimento aos munícipes que receberam alta da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), mas que necessitam de sessões de fisioterapia e acompanhamento.

O atendimento após a alta, chamado de Pós-Covid, faz parte da nova estratégia de enfrentamento da pandemia adotada pela administração municipal e anunciada no início da semana, juntamente com o nome do médico legista e ginecologista Zeno Morrone Júnior como titular da Pasta.

A nova estratégia anunciada pelo governo municipal inclui a expansão do processo de compra de testes swab/antígeno, que serão aplicados em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga, Jardim Universo e na UnicaFisio, anexa ao Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, no distrito de Braz Cubas.

O atendimento aos pacientes em recuperação está sendo feito na clínica Unica, localizada no distrito de Jundiapeba, em um dos três blocos da unidade médica. Segundo a administração municipal, a unidade técnica criou protocolos específicos para estes pacientes, com a disposição de especialidades médicas como fisioterapia, nutrição, educação física, fonoaudiologia, dentre outras. "Para complementar e qualificar o atendimento, estão sendo contratados mais um médico pneumologista e mais um fonoaudiólogo", apontou a secretarias em nota.

Perguntada pela reportagem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou que o atendimento pós-Covid realizado na UnicaFisio poderá ser transferido ainda neste ano para uma nova instalação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro do Rodeio, que está em construção. Durante a live de apresentação da nova estratégia, foi dado o prazo de até 60 dias para a instalação da nova central de atendimento, que foi confirmado pela atual gestão.

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes reforçou que o atendimento dos munícipes está sendo feito por encaminhamento da equipe do Centro de Monitoramento da Covid-19.

Pré-Covid

A pasta municipal da Saúde também informou que está dependendo da finalização do processo de compra dos testes swab-antígeno, que está em andamento. A aquisição dos novos testes também será utilizada nas unidades de referência pré-Covid, que auxiliará no acompanhamento em tempo real e com um retrato mais fiel da situação da pandemia na cidade.

Até o final da tarde de sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que 22.140 pessoas contraíram o vírus desde o início da pandemia em março do ano passado. Destes, 16.529 já receberam alta e 4.562 pessoas estão sendo acompanhadas atualmente com a doença na cidade. Até o fechamento da matéria, 1.049 pessoas haviam perdido a vida para a Covid-19.

Deixe uma resposta

Comentários