Suzano disponibiliza projeto para produção circense

Está no site da Secretaria de Cultura de Suzano (culturadesuzano.com.br/editais) o formulário e as informações para cadastramento de projetos voltados para a produção circense na cidade. As inscrições vão até 31 de maio, às 17 horas. O documento prevê a premiação de 20 selecionados no valor de R$ 800 cada.

O cadastramento foi idealizado pela coordenação de Circo, que tem como responsável o ator e assistente social, Gil Ferreira. A medida busca o fomento circense. "Essa categoria é de extrema importância para o município. Por isso, estamos trabalhando em projetos de valorização e também de amparo aos suzanenses que atuam na produção do circo", disse.

Poderão participar do cadastramento circos de lona fixos ou itinerantes, desde que na inscrição estejam alocados na cidade de Suzano, e grupos que se auto definem como trupes, duplas, companhias e coletivos circenses. Cada pessoa só poderá inscrever um projeto, em vídeo, que tenha entre 10 e 20 minutos de duração.

O interessado terá que além de preencher os dados básicos e concordar com os termos do cadastramento, também comprovar vínculo com a cidade e anexar um portfólio. Não podem participar menores de 18 anos e, caso dentro da proposta tenha algum, é preciso da autorização do responsável legal.

O documento veda a participação de pessoa jurídica de direito público, servidores públicos da Prefeitura de Suzano e prestadores de serviço terceirizados pela Secretaria Municipal de Cultura. Ainda, projetos que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc na cidade e por outros projetos anteriores da pasta também serão desclassificados.

Após o encerramento das inscrições, a comissão da pasta fará uma avaliação dos projetos inscritos a partir dos seguintes critérios: histórico e qualificação dos profissionais envolvidos; viabilidade prática do projeto; qualidade artística; clareza de todos os itens; e também da documentação apresentada.

Após a divulgação da lista de contemplados, o proponente terá até 30 dias corridos para entregar o projeto concluído gravado em forma de vídeo com as seguintes especificações: formato HD (1920x1080), resolução mínima de 720p, formato wide e, se filmado com celular, a imagem deverá ser no sentido horizontal. Os arquivos devem ser enviados no formato MP4 ou AVI.

Caso o candidato não cumpra o prazo estabelecido será automaticamente desclassificado, oportunidade em que se classifica o próximo na lista de contemplados para que efetue a entrega de seu projeto.