Prefeitos da região se reúnem com o ministro da Educação

Ministro disse aos prefeitos que governo quer ser aproximar dos municípios
Ministro disse aos prefeitos que governo quer ser aproximar dos municípios - FOTO: Divulgação

Prefeitos do Alto Tietê participaram ontem de agenda com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Guarulhos, informou o consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Durante o encontro foram apresentados projetos arquitetônicos padronizados para implantação e ampliação de unidades educacionais. A ação faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), e tem como objetivo a melhoria na educação nos municípios a partir da infraestrutura para o atendimento aos alunos.

Foram apresentados projetos de unidades de ensino infantil e fundamental com estruturas padronizadas e com capacidade para ampliação. Após a apresentação dos projetos, técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prestaram atendimentos individuais aos prefeitos e secretários municipais presentes interessados em aderir ao programa.

"Esta descentralização dos atendimentos do Ministério da Educação é muito importante para os prefeitos, que muitas vezes têm dificuldades e precisam de apoio para a obtenção de recursos junto ao MEC", disse o prefeito de Guarulhos, Guti Costa (PSD).

De acordo com o ministro Milton Ribeiro, o programa de padronização dos projetos de unidades de ensino mostra a preocupação do governo federal com a Educação, bem como com o uso criterioso dos recursos públicos. "O Ministério da Educação está buscando uma atuação mais próxima dos municípios para que os recursos dispendidos alcancem a sociedade de forma mais efetiva", disse.

O presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), destacou a importância da participação dos prefeitos e técnicos da área. "É um encontro muito importante para que os municípios tenham acesso aos programas federais visando potencializar e avançar com ações e projetos de fomento à área".

Além de Ashiuchi e Guti, também estiveram presentes a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSD); o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PL); o prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchila (PSL); a vice-prefeita de Biritiba Mirim, Adriana Rufo, o vice-prefeito de Guararema, Odvane Rodrigues da Silva, e o vice-prefeito de Poá, Geraldo Pereira de Oliveira, além dos membros da Câmara Técnica de Educação: Leandro Bassini (Suzano); Marta Aparecida Santos (Biritiba Mirim); Cecília Cortez da Cunha (Ferraz de Vasconcelos); Paulo César Matheus da Silva (Guarulhos); Caio Calegari (Mogi das Cruzes); Silvana Nascimento (Salesópolis) e Maria Donizeti (Santa Isabel).

Além do encontro com o ministro, Suzano participou, na semana passada, de dois encontros virtuais sobre gestão pública no ensino, na última semana. O ciclo formativo do programa "Melhoria na Educação", promovido pela Fundação Itaú Social, convidou os gestores de ensino do Alto Tietê ao debate sobre os desafios e rumos do setor na região.

O programa Melhoria na Educação é uma parceria entre o Condemat e a Fundação Itaú Social.