Parceria promoverá inovação digital na rede de ensino

A Secretaria Municipal da Educação de Mogi das Cruzes estabeleceu um acordo de cooperação com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) que fornecerá à rede municipal o programa "Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino". A cidade é uma das 13 participantes do país no programa, que conta também com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Instituto General Motors (IGM).

Durante dois anos, a rede municipal participará de um processo de formação e planejamento contínuo para aprimorar a prática pedagógica com o uso de metodologias, tecnologias e materiais educacionais inovadores. A finalidade é melhorar a qualidade e a equidade da educação do município.

O secretário adjunto Caio Callegari reforçou a importância dessa parceria. "A parceria com o CIEB permitirá à cidade de Mogi ter visão estratégica e ferramentas práticas para solucionar os desafios tecnológicos da nossa educação. Será uma oportunidade de aprimorar a rede física de conectividade para os alunos, formar nossos educadores no que há de mais inovador em tecnologia e construir uma educação de excelência para o século XXI", afirmou.

A iniciativa não envolve a transferência de recursos financeiros às redes participantes. Em vez disso, o CIEB, em parceria com a RNP e o IGM, prestará assessoria técnica e compartilhará metodologias, conceitos, conteúdos e ferramentas gratuitas e autoinstrucionais.

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2016, com o intuito de promover a cultura de inovação na educação pública brasileira. Em apoio à formulação de políticas públicas, desenvolve conceitos e ferramentas, articulando os atores do ecossistema do ensino básico.

O lançamento do programa "Gestão de Inovação e Tecnologia na Rede de Ensino" será no dia 5 de maio, às 10 horas, com a presença dos secretários e secretárias de educação das redes participantes. Também estarão presentes Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, Adriana Quintas, presidente do IGM, e Andrei Elias Amaral, da gerência de Projetos Estratégicos da Diretoria de Engenharia e Operações RNP. A transmissão será ao vivo pelo canal do CIEB no YouTube.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecRHPr3P1B0rrKuLxhXPdS_E_sca_KrvH6axv8eb5enFWKyg/viewform