Pela 3ª semana seguida, isolamento cai em Mogi

Pela terceira semana seguinte, Mogi das Cruzes registrou queda no índice de isolamento social. Atualizada pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi), a taxa aponta que no domingo passado o isolamento foi de 48%, uma semana antes de 49% e na anterior 50%. A queda coincide com o período de flexibilizações que o Alto Tietê atravessa e de reabertura do comércio após semanas de restrição em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Uma semana após a abertura de restaurantes, parques e cinemas pela flexibilização do Plano São Paulo, a taxa de isolamento social nos domingos caiu mais um ponto percentual. O índice de isolamento do domingo serve de base para acompanhar o comportamento da população, pois é o dia em que a cidade registra os melhores índices.

Durante os dias úteis da semana e, portanto, período de maior circulação de pessoas para o trabalho, os índices despencam. Na última quinta-feira, Mogi chegou a cair para um isolamento de 40%, o índice mais baixo de abril.

G5

Apesar da diminuição progressiva, no comparativo com cidades vizinhas do G5 - conjunto das cinco mais populosas do Alto Tietê - os índices de domingo de Mogi ainda foram superiores. Em Suzano, por exemplo, o último domingo contou apenas com 45% da população em casa, uma semana antes foi 44% e na anterior 47%.

Itaquaquecetuba também ficou bem abaixo, com 42% neste domingo, 44% no penúltimo e 43% no antepenúltimo. No mesmo patamar ficou Poá, com 42% neste domingo e no da semana anterior, marcando 44% em 18 de abril. Comparadas com as cidades citadas, Ferraz de Vasconcelos obteve um isolamento de 49% anteontem, 50% no domingo anterior e tornou a registrar 49% uma semana antes.

Mesmo as taxas de domingo sendo as mais altas da semana nessas cidades, o índice segue bem abaixo do que um dia o governo do Estado já chegou a defender como ideal de 60%, no começo da pandemia. Nem mesmo durante as semanas mais restritivas de fase emergencial que a região atravessou serviram para alavancar índices recomendados. (L.K.)