Atividades do Movimento Maio Amarelo são lançadas hoje

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lança hoje, às 14 horas, as atividades da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo no município. Durante todo o mês, serão realizadas ações voltadas à educação para o trânsito, conscientização da população e segurança viária. O trabalho também tem a participação do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Neste ano, o tema do Maio Amarelo é "Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito". O objetivo é que, com base nestes valores, motoristas, motociclistas e pedestres se coloquem no lugar do outro e pratiquem a empatia, colaborando assim para um trânsito mais seguro.

"O Movimento tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o índice de mortes e feridos no trânsito. Em Mogi, vão ser realizadas ações para alertar as pessoas sobre a importância de um comportamento seguro nas vias, que é responsabilidade de todos", afirmou a secretária de Transportes, Cristiane Ayres.

A fachada do prédio da Prefeitura receberá um laço amarelo para marcar a iniciativa. O prédio também receberá iluminação amarela, o que também será feito em outros espaços, como a sede do CPAM-12, o Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, o prédio do Corpo de Bombeiros, o Mogi Shopping, o Mercado do Produtor e monumentos da cidade.

Está prevista ainda a distribuição de máscaras e mudas de árvores cujas flores são amarelas. Entre os locais que receberão a distribuição de materiais estão a praça Sacadura Cabral, o largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, os Terminais Central e Estudantes e cruzamentos na região central, no bairro do Socorro e nos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. Também serão disponibilizadas mensagens em ônibus do sistema municipal de transporte coletivo, que também terão a apresentação de mídias no sistema interno dos veículos. Faixas também serão colocadas em locais de grande movimentação na cidade.

Outro destaque da programação será a premiação do Concurso Mobilidade e Educação "Caminho Seguro para a Escola", uma iniciativa da Prefeitura, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Transportes e de Educação, voltada para alunos das redes municipal, estadual e particular. O evento fechará a programação do Maio Amarelo, no dia 31.

O concurso tem como objetivo incentivar a criação de material educativo, com a participação dos estudantes, a fim de que os alunos possam assimilar conceitos relacionados à mobilidade, sustentabilidade, segurança, acessibilidade, inclusão social, cidadania e o retorno às aulas, seguindo os protocolos de segurança sanitária.