Cidadãos podem solicitar troca de lâmpadas online

Trabalho substitui lâmpadas de vapor de sódio por LED
Trabalho substitui lâmpadas de vapor de sódio por LED - FOTO: Divulgação/PMMC

Os mogianos podem solicitar a troca de lâmpadas queimadas por meio de um link no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, onde é possível apontar com precisão a rua e o poste com problema, ou então pelos canais de solicitação de serviços disponíveis ao cidadão (telefone 156, opção 5).

A rede de iluminação pública é de responsabilidade da empresa EDP, que fornece a energia e o sistema de transmissão. A Prefeitura responde pelo trabalho de manutenção de lâmpadas e de braços (troca de peças queimadas e reparos nos suportes). Para isso, a Administração Municipal possui uma empresa contratada que realiza todo o serviço de campo.

O trabalho de manutenção é realizado a partir de rondas feitas pelas equipes técnicas da empresa, além das solicitações abertas pelos cidadãos a partir do site da Prefeitura e dos pedidos de manutenção registrados na Ouvidoria.

Mogi das Cruzes possui 45,6 mil pontos de iluminação pública. Mensalmente, os pedidos de manutenção giram em torno de 3% a 4% do total de pontos da rede. Em janeiro deste ano, foram 1.404 ordens de serviço cumpridas. Já em fevereiro, o número foi de 1.277 manutenções e em março, o balanço aponta 1.503 ações de reparo.

Modernização

A rede de iluminação pública vem sendo modernizada constantemente pela Secretaria Municipal de Obras. Este ano, por exemplo, foi realizado um trabalho de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por modelos LED no Mogilar e no Rodeio. No total, foram substituídas 514 luminárias nas avenidas Lothar Waldemar Hoehne, José Meloni, Manoel de Oliveira, Carlos Baratino, Yoshiteru Onishi e Carlos Ferreira Lopes.