Idosos de 60 e 61 anos serão vacinados hoje em Suzano

Público-alvo de hoje deve seguir para um dos postos munidos de documentos
Público-alvo de hoje deve seguir para um dos postos munidos de documentos - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde avança com a campanha de imunização contra o novo coronavírus (Covid-19) hoje, contemplando pessoas de 60 e 61 anos. O atendimento ocorrerá de maneira descentralizada, nos três polos de vacinação na cidade. A expectativa é de que o acolhimento seja segmentado, com a aplicação no público de 61 anos das 8 às 13 horas e no de 60 das 13 às 17 horas.

Para garantir a dose, o morador que faz parte do grupo prioritário beneficiado neste sábado deverá se dirigir a um dos polos de imunização e apresentar documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link http://bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário.

Os polos estão localizados no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul), na Escola Municipal Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305 - Jardim Belém/Distrito de Palmeiras) e na Arena Suzano, com a oferta do sistema drive-thru do lado de fora, no Parque Max Feffer. Neste caso, a entrada de veículo será pela avenida Brasil.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a segmentação do público garante mais agilidade e organização no atendimento. "Estamos preparados para atender à demanda, mas precisamos que os idosos respeitem a divisão de horários para que tudo ocorra de maneira ordeira, sem aglomerações e evitando desconforto geral. Estamos em uma semana intensa de trabalho, mas não tivemos nenhuma intercorrência. Vamos juntos, cada um fazendo a sua parte, superar essa batalha contra a Covid-19", afirmou.

Também houve ação nesta ontem, quando foram beneficiados 2.339 trabalhadores da Educação e idosos de 67 anos ou mais com a segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan. O atendimento foi concentrado na Arena Suzano, com a oferta do drive-thru no Parque Max Feffer. Ao todo, o município contabiliza 60.278 aplicações, sendo 38.341 referentes à primeira dose e 21.937 a ambas.

Ontem, Suzano ainda recebeu o 20º lote de vacinas. Ao todo, são 5.410 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, destinadas para a primeira aplicação em pessoas com deficiência e comorbidades. Nesta nova etapa da vacinação, serão contempladas pessoas acima de 18 anos que fazem parte dos seguintes grupos: Síndrome de Down; gestantes e puérperas com comorbidades; pacientes em tratamento de hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva); e transplantados que utilizam imunossupressores. Também serão vacinados indivíduos com deficiência permanente, que têm entre 55 e 59 anos e recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), e com comorbidades na faixa etária entre 55 e 59 anos.

A previsão é de que a Secretaria Municipal de Saúde se reúna na semana que vem para definir um novo cronograma de imunização para os públicos indicados.