Aberta agenda da vacinação para pessoas com comorbidades

Documentos devem ser levados no dia da vacinação
Documentos devem ser levados no dia da vacinação - FOTO: Emanuel Aquilera

Mogi das Cruzes iniciou ontem, às 15 horas, o agendamento online para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para gestantes e puérperas com comorbidades, portadores de Síndrome de Down, renais crônicos em tratamento de hemodiálise, transplantados imunossuprimidos (a partir de 18 anos); e pessoas com deficiências graves e comorbidades (pessoas de 55 a 59 anos).

Para receber a dose, será obrigatório entregar, no momento da vacinação, uma carta ou declaração médica com diagnóstico que comprove sua condição de acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, além da receita da medicação de uso contínuo que utiliza. Também é obrigatória apresentação de documento pessoal com foto, CPF e comprovante de residência em Mogi.

Assim como tem ocorrido com as faixas etárias, o município recebe os lotes fracionados da vacina, portanto, novos agendamentos serão liberados para portadores de comorbidades em novas datas. "É natural que estas pessoas estejam muito ansiosas, mas é necessário providenciar primeiro a carta do médico para depois realizar o agendamento online", explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

A carta será retida no ato da imunização e a pessoa que não levar a documentação exigida para comprovação da doença não poderá ser vacinada.

Nesta semana, também começa a vacinação de pessoas 55 a 59 anos com deficiências graves, que precisam obrigatoriamente apresentar comprovante (com entrega de cópia) do cadastro no BPC - Benefício de Prestação Continuada, além de CPF, RG e comprovante de endereço na cidade. As demais faixas etárias desses grupos serão inclusas gradativamente, conforme definição do governo estadual.

É importante reforçar que a vacinação ocorrerá de forma contínua, ou seja, a cada semana, novas vagas serão abertas para este público.

Deixe uma resposta

Comentários