Suzano aplica 5 mil doses da AstraZeneca durante o sábado

Vice-prefeito de Suzano, Walmir Pinto, foi vacinado no sábado, na arena da cidade
Vice-prefeito de Suzano, Walmir Pinto, foi vacinado no sábado, na arena da cidade - FOTO: Paulo Pavione/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado a imunização dos idosos maiores de 60 anos, chegando a cinco mil aplicações da vacina Oxford/AstraZeneca em um único dia. O atendimento registrou recorde de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em Suzano, que agora contabiliza 43.326 pessoas imunizadas com a primeira dose e 21.952 com a segunda, totalizando 65.278 aplicações na cidade, desde janeiro.

O trabalho das equipes de Saúde ocorreu de maneira descentralizada, nos três polos de imunização, sem intercorrências. Apesar do grande fluxo de pessoas, a logística traçada pela pasta garantiu atendimento rápido e seguro a todos aqueles que compareceram à ação especial, que teve como público prioritário os idosos de 61 e 60 anos.

O polo que recebeu mais pessoas foi a Arena Suzano, com 3.338 imunizados, sendo 1.887 munícipes atendidos dentro do ginásio e 1.451 no sistema drive-thru. A unidade de referência para o distrito de Palmeiras, a Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva, recebeu 855 suzanenses. Já o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido, destinado ao acolhimento da região norte, garantiu a vacinação de 807 pessoas. Deste total de cinco mil atendimentos, 4.985 foram para a primeira dose e 15 para a segunda aplicação daqueles que ainda não haviam sido contemplados.

Nos locais, as mulheres que recebiam a aplicação também ganhavam um cartão especial em homenagem às mães suzanenses. A dona Anadir Nunes, por exemplo, foi à Arena Suzano e, além da vacina, ganhou uma muda do Viveiro Municipal Tomoe Uemura. Foram mais de 800 plantas distribuídas às imunizadas.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a operação foi um sucesso, em uma grande força-tarefa das equipes. "Viemos de uma semana intensa, com a vacinação dos trabalhadores de Saúde e de Educação, além dos idosos de 62, 61 e 60 anos. Ao todo, de quarta-feira a sábado, foram 10.379 atendimentos, sendo 6.511 aplicações na primeira dose e 3.868 na segunda. A pandemia e a campanha de imunização contra a Covid-19 tem sido um grande desafio para a Saúde, que se supera a cada dia, contando com a força e dedicação de profissionais comprometidos com o bem-estar da população", declarou.

Ainda no sábado, o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto (PDT), de 60 anos, foi contemplado com a primeira dose da AstraZeneca. "Fico feliz com a imunização avançando e chegando em milhares de famílias de Suzano, do Estado e do País. Aguardei minha vez, vim à arena e recebi a primeira dose. Agradeço a todos os profissionais da prefeitura pelo trabalho, principalmente os da Saúde", concluiu.

Gripe

A campanha de imunização contra a gripe avança hoje para a segunda etapa de vacinação, tendo os professores e os idosos maiores de 60 anos como público prioritário da ação até o dia 8 de junho. O atendimento estará disponível em todas as 24 unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30.