Parlamentares solicitam limpeza de rio em Biritiba

Uma equipe técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) vai a Biritiba Mirim fazer uma análise para a limpeza e desassoreamento do rio Itaim.

A ação é fruto da reunião realizada ontem entre o deputado estadual Marcos Damasio (PL), a vereadora de Biriitba Luciléia do Valdivino (PL) e o superintendente do DAEE, Francisco Loducca.

"Fomos informados de que está limpeza não estava prevista, mas a nosso pedido eles vão enviar a equipe para estudar a ação e incluí-la no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para a próxima licitação, que deve ocorrer ainda este ano", explicou o parlamentar.

O objetivo é reduzir os transtornos provocados pela cheia do rio em períodos de chuva, que atinge os moradores do bairro Vila Santo Antonio, causando muitos prejuízos.

"É um bairro populoso e carente que sofre com as enchentes do rio, já presenciei várias delas. Com a limpeza esse problema será amenizado. Agradeço ao deputado a intermediação desse importante pedido", disse a vereadora, que levou Raimundo Durinho, representante do bairro.

Em Poá, o DAEE iniciou os trabalhos de limpeza e desassoreamento do córrego Itaim no mês passado.

Os trabalhos contemplam um trecho de mil metros, entre a rotatória da avenida Marginal e a rodovia Mogi-Guararema (SP-88). Serão removidos cerca de 13.500 m³ de sedimentos (areia, terra, lodo e lixo) do córrego; o equivalente à 5,4 piscinas olímpicas (2.500 m³ cada).

A limpeza visa desobstruir a profundidade do canal para aumentar a capacidade de vazão do curso d'água. A ação contribui no combate a enchentes, principalmente em épocas chuvosas.