Saúde imuniza pessoas com Síndrome de Down

Os atendimentos vão ocorrer na Arena Suzano
Os atendimentos vão ocorrer na Arena Suzano - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em Suzano avança hoje contemplando as pessoas com Síndrome de Down e os transplantados em uso de imunossupressores, ambos os grupos somente acima de 18 anos e com laudo médico. Já amanhã, o cronograma beneficiará os suzanenses com idades entre 55 e 59 anos com comorbidades, também devidamente comprovadas. Os atendimentos desta semana serão concentrados na Arena Suzano, com a oferta do sistema drive-thru. A ação será das 8 às 17 horas, com a segmentação de público na quinta-feira.

Os dois primeiros grupos, que compreendem as pessoas com Síndrome de Down e os transplantados, devem comparecer à Arena Suzano hoje portando documentos comprobatórios, nas versões original e cópia. No caso da Síndrome de Down, serão aceitos laudo médico ou exame laboratorial. Já os transplantados podem apresentar laudo médico ou carteira de transplantados com receita de imunossupressores em uso.

Os suzanenses com idades entre 55 e 59 anos com comorbidades, que serão vacinados amanhã, devem apresentar laudo médico ou receita médica com resultados de exames, também nas versões original e cópia. Neste grupo estão incluídas as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial (resistente, estágio 3, estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença Falciforme e talassemia, obesidade mórbida (IMC > 40) e cirrose hepática. Todos os detalhes podem ser conferidos no link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano, disponível na página inicial do site www.suzano.sp.gov.br.

Vale lembrar que, além desses itens comprobatórios, todos devem apresentar a documentação de praxe para a primeira dose, sendo obrigatório documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br/), do governo do Estado, também é necessário.

O acolhimento de hoje será das 8 às 17 horas para ambos os públicos contemplados no dia. Porém, amanhã, a expectativa é de que o atendimento seja segmentado, com a aplicação no público de 57 a 59 anos no período da manhã, das 8 às 13 horas, e no de 55 e 56 anos à tarde, das 13 às 17 horas.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Ishi, a medida garante mais agilidade e organização. "Serão dois dias intensos de trabalho e precisamos da colaboração de todos", afirmou.