Cata-Treco vai percorrer 15 bairros até terça-feira

Dois caminhões vão percorrer as ruas de Suzano
Dois caminhões vão percorrer as ruas de Suzano - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano anunciou o novo cronograma oficial da Operação Cata-Treco. Os agentes municipais atenderão mais 15 bairros até terça-feira que vem. A iniciativa é responsável por percorrer a cidade recolhendo objetos que não têm mais utilidade para a população.

O primeiro caminhão recolherá inservíveis nos bairros Jardim Alterópolis, Jardim Margareth, Jardim Gardênia, Recreio Sertãozinho, Jardim Chácara Mea, Jardim Santa Inês, Jardim São Bernardino, Jardim Graziela, Veraneio Juruá e Vila Rica, do distrito de Palmeiras. Já o segundo atuará no Jardim Belém, Jardim Amazonas, Jardim Dora, Jardim Ipelândia, Jardim do Lago e adjacências.

O Cata-Treco recolhe móveis, eletrodomésticos e outros objetos em desuso, com exceção de resíduos de construção civil (entulho). Além disso, o serviço passou a contemplar o recolhimento de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafa PET fechada.

Os agentes municipais orientam os moradores a separarem o que desejam descartar e deixar nas calçadas de suas casas logo nos primeiros dias de itinerário, pois o cronograma pode sofrer alterações de acordo com a demanda de cada região. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura de Suzano (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

Os materiais obtidos pelo projeto vão direto para a Central de Triagem do Jardim Colorado, onde são repassados para a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), que realiza no local a seleção, prensa e venda dos reciclados para empresas de logística reversa. Os objetos descartados pelos suzanenses são convertidos em renda para famílias cooperadas e em alimentos a serem doados para ações sociais.