Estado apoia proposta para alavancar o turismo regional

Parque Nascente do Tietê, em Salesópolis, é um dos destaques do turismo na região
Parque Nascente do Tietê, em Salesópolis, é um dos destaques do turismo na região - FOTO: Luciana Gomes/Arquivo

Prefeitos e integrantes da Câmara Técnica de Turismo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram de audiência com o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, para discutir ações para a retomada da atividade turística pós-pandemia na região. A criação de uma rota caipira entre os municípios foi um dos temas discutidos durante a reunião, realizada na tarde da última terça-feira, e recebeu o apoio estadual.

A iniciativa da nova rota regionalizada partiu dos prefeitos de Guararema, Zé Luiz (PL), e de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PL), que na última semana anunciaram a proposta da criação de um roteiro caipira interligando os municípios de Guararema, Salesópolis e Santa Branca, que pertencem ao Condemat, mais Paraibuna.

De acordo com o secretário de Estado, o turismo regional deve ganhar destaque na retomada das atividades e os municípios terão todo o apoio na formatação desta nova rota. "Daremos todo o apoio para a criação de um produto turístico regional com a temática caipira, desde o mapeamento da rota, até criação da marca, conceito e demais estratégias de mercado e ações de marketing para alavancar o turismo", destacou Lummertz.

O prefeito Gomes falou sobre a importância do planejamento regional neste momento em que as atividades estão suspensas por conta da pandemia. "Nossa região tem um potencial turístico muito forte, com diversos atrativos naturais e culturais. Este é o momento de realizarmos um planejamento para, assim que possível, retomarmos as atividades que vão gerar renda e emprego para a população", disse.

O apelo caipira existente na região foi um dos pontos destacados pelo prefeito de Guararema. "Nossa região preserva características e tradições antigas aliadas às paisagens naturais e gastronomia, o que reforça o nosso potencial", disse Zé Luiz.

Durante a reunião, o coordenador da Câmara Técnica de Turismo, Ricardo Balcone, apresentou outras demandas, como o apoio do Estado na formalização de um termo de fomento junto aos municípios para desenvolvimento de ações de marketing e divulgação da região nos balcões do aeroporto de Guarulhos. "Nossa região abriga o maior aeroporto internacional do Brasil com uma média de 46 milhões de passageiros por ano. Nossa meta é de que pelo menos 2% destes passageiros possam usufruir dos materiais gráficos e vídeos com os atrativos turísticos dos municípios", disse.

O Alto Tietê reúne diversos atrativos naturais e culturais, além de abrigar duas estâncias: Poá, que é Estância Hidromineral, e Salesópolis, Estância Turística. Já Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Branca e Santa Isabel possuem o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

A região também integra importantes rotas turísticas do Estado, como o Circuito das Nascentes, que engloba os 11 municípios que estão na Região Metropolitana; a rota do Caminho do Sal e as rotas que fazem parte do programa estadual Caminha São Paulo: Rota dos Bandeirantes, Rota Franciscana e Rota da Luz. De acordo com a secretaria, até o momento não há previsão de liberação de recursos para estâncias e MITs.

Deixe uma resposta

Comentários