Operação Inverno terá início na próxima segunda-feira

Centro POP, no bairro do Mogilar, é a unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua
Centro POP, no bairro do Mogilar, é a unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua - FOTO: Divulgação/PMMC

A Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes dará início na próxima segunda-feira à Operação Inverno, uma força-tarefa que amplia o atendimento a pessoas em situação de rua, em função das necessidades trazidas pelas baixas temperaturas. Além de 30 vagas em unidade de acolhimento reservadas para essa finalidade, as equipes de abordagem atuarão diariamente com horário estendido e haverá ainda a oferta de cobertores, para aqueles que não aderirem ao acolhimento institucional.

As equipes de abordagem, que atuam diariamente até as 20 horas, estenderão por duas horas o expediente, passando a trabalhar até as 22 horas. Além do acolhimento convencional, haverá 30 vagas destinadas a atender a demanda aumentada do período de frio. Essas vagas serão todas alocadas no Serviço de Acolhimento Complementar (SAC), tendo em vista que as unidades de acolhimento convencional seguem operando com foco no contexto pandêmico, disponibilizando inclusive quartos de isolamento para pessoas que testam positivo. O SAC atualmente funciona na Vila São Francisco.

Durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a saírem da rua e oferecem atendimento e acolhimento nas unidades que prestam esse serviço. Vale lembrar que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. Assim, a adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua. Para aqueles que não aderirem ao acolhimento, haverá a oferta de cobertores, além dos kits de higiene, que já vinham sendo distribuídos em função da pandemia.

Após as 22 horas, eventuais necessidades serão atendidas pela Guarda Municipal, que está orientada quanto ao serviço e pode acolher e encaminhar demandas. A Operação Inverno deve se estender até o dia 31 de agosto e pode ser prorrogada, a depender das temperaturas registradas.

Vale lembrar que a unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade é o Centro POP, situado no Mogilar. Lá, as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa, receber atendimento psicossocial e há ainda a oferta do encaminhamento para acolhimento institucional.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelos telefones 4796-3862 ou 4790-1244.

Deixe uma resposta

Comentários