Educação fará live para tratar da volta das aulas presenciais

Em razão da Covid, as aulas nas escolas estão suspensas para evitar o contágio
Em razão da Covid, as aulas nas escolas estão suspensas para evitar o contágio - FOTO: Mogi News/Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação promoverá hoje, às 19 horas, um encontro online com pais, responsáveis e alunos matriculados na rede de ensino da cidade. "O objetivo da live Retorno Seguro às Aulas Presenciais é apresentar o cronograma de ações que compreende o período que antecede o retorno, para que todos tenham ciência das ações que estão sendo previstas", explicou a diretora pedagógica Andrea Souza. As aulas presenciais na rede municipal estão temporariamente suspensas em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19), entretanto, no Estado, as aulas já podem ser frequentadas, obedecendo as restrições de pessoas dentro das unidades e protocolos de higiene.

A iniciativa é parte do pacote de estratégias de segurança promovidas pela secretaria na retomada das aulas em modalidade híbrida nas unidades escolares municipais a partir de 24 de maio. Entre as ações, a Secretaria de Educação elaborou um Guia Prático destinado aos agentes envolvidos no retorno às escolas. As diretrizes contemplam as áreas de logística, alimentação e atuação pedagógica, com treinamento das equipes escolares para a elaboração do Plano de Retorno realizado pelas unidades de ensino.

Soma-se a isso a resolução publicada no dia 4 de maio, na qual a secretaria instituiu a formação da Brigada da Pandemia na Escola, com o objetivo de garantir o efetivo cumprimento das medidas previstas no Protocolo de Segurança Sanitária. Cada escola deverá, até hoje, indicar pelo menos três servidores para compor a Brigada.

A live Retorno Seguro às Aulas Presenciais poderá ser acessada pelo canal da Secretaria no YouTube: https://bit.ly/3bmNplV

Escolas e a Covid

Durante a semana passada, o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, e o epidemiologista Wanderson Oliveira, coordenador da Comissão Médica da Educação, divulgaram o 2º Boletim Epidemiológico da Educação. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para a Covid-19 (Simed), que reúne informações sobre casos registrados pelas escolas.

Entre os dias 3 de janeiro e 1º de maio de 2021, o Simed registrou nas escolas das redes estadual, municipal e privada, 28.064 notificações válidas relacionadas a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Destas 5.651 são casos prováveis, 6.559 casos descartados, 7.844 casos com resultado inconclusivo e 8.010 em investigação.

Na Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes, que ainda abrange as cidades de Biritiba Mirim e Salesópolism, desta vez com dados de ontem, a reportagem apurou que 41 casos de coronavírus ocorreram desde o retorno das aulas, em 8 de fevereiro.