Operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus atende doze bairros

Objetivo é recolher objetos e móveis não utilizados
Objetivo é recolher objetos e móveis não utilizados - FOTO: Divulgação/PMMC

Doze bairros da cidade às margens e adjacências da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira serão atendidos amanhã pelas operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus. Os bairros atendidos serão: Jardim Paraíso, Jardim Nathalie, Residencial Rubi, Residencial Ana Paula, Vila da Prata, Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi, Cidade Jardim, Jardim Primavera, Conjunto Residencial Thaisa, Conjunto Nova Bertioga e Vila Moraes.

Os moradores desses dois locais devem deixar móveis, objetos e também pneus que não tenham mais serventia na frente de suas casas na noite de hoje ou antes das 7 horas de amanhã.

O Cata-Tranqueira é uma operação realizada ao longo de todo o ano, sempre aos sábados. O objetivo é recolher objetos e móveis não mais utilizados pelas pessoas e dar a eles a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldades para fazer o descarte. A operação atende os bairros conforme um cronograma, que fica sempre disponível para consulta no portal da Prefeitura.

Já o Cata-Pneus, além de ser um serviço adicional prestado pela Prefeitura para o descarte correto de materiais, contribui para a contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O descarte de lixo e materiais recicláveis impacta diretamente nesse controle e os pneus guardados nas residências podem ser alvo de criadouro do mosquito.

Para os móveis mais pesados, uma miniretroescavadeira, do modelo Bobcat, auxilia na coleta. Após os serviços nas ruas, o material é enviado para a destinação final, em aterro legalizado. No caso dos pneus, eles seguem primeiramente para o Ecoponto do Jardim Armênia e depois recebem a destinação correta.