Suzano participa de ações contra abuso de menores

Em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado anualmente em 18 de maio, a Prefeitura de Suzano participa de duas ações de conscientização voltadas para a população e para os profissionais da rede de proteção infantil e juvenil. As medidas fazem parte de uma campanha para estimular a prevenção e a proteção dos menores de idade.

Com o lema "Lembrar é combater", a campanha inicia sua oitava edição em 2021. A ação é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) e pelos dois Conselhos Tutelares da cidade, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Fundo Social de Solidariedade.

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), não haverá encontros e palestras. Contudo, no dia 18 de maio - data que marca a luta para impedir que esses crimes aconteçam -, servidores e membros de entidades da cidade realizarão orientação à população.

Os profissionais que atuam no acolhimento dos menores de idade também receberão oficinas informativas durante o Maio Laranja. Os conteúdos são promovidos pela Associação de Assistência a Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (Aamae) e pelo instituto, com o apoio do Poder Executivo suzanense.

"A campanha, realizada desde 2013, é um marco para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Com a união de esforços conseguimos mobilizar diversos setores públicos e entidades sociais para levar informação às pessoas, para sensibilizá-las sobre a necessidade de identificar e denunciar estes casos", disse o secretário de Assistência Social do município, Geraldo Garippo.