Prefeito assume o Subcomitê Alto Tietê Cabeceiras

Vanderlon coordenará o grupo pelos próximos dois anos
Vanderlon coordenará o grupo pelos próximos dois anos - FOTO: Mogi News/Arquivo

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PL), que integra o Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), foi eleito ontem o coordenador geral do Subcomitê Alto Tietê Cabeceiras, colegiado consultivo vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica Alto Tietê (CBHAT) e que atua diretamente nas políticas regionais de recursos hídricos na abrangência das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, São Paulo e Suzano.

A eleição se deu de forma unânime e o prefeito Vanderlon coordenará o grupo pelos próximos dois anos, com os desafios de manter a região unida em ações como a fiscalização integrada, monitoramento dos riscos de uma nova crise hídrica, conquista de recursos e o avanço nos estudos que visam à compensação financeira aos municípios com restrições ambientais.

"Temos muito trabalho pela frente para uma atuação efetiva do Subcomitê, a qual possibilite resultados para a região em investimentos e programas para a preservação dos recursos hídricos. O Alto Tietê Cabeceiras concentra uma das maiores reservas de água do Estado e precisamos ter instrumentos para manter essa condição e ao mesmo tempo prover o desenvolvimento dos municípios de forma sustentável", ressaltou Vanderlon, prefeito de Salesópolis, cidade onde se localiza a nascente do rio Tietê.

O Subcomitê é formado por 30 membros, numa composição tripartite - municípios, Estado e sociedade civil. Além de ser o representante indicado pelos municípios, Vanderlon assumiu a coordenação geral do colegiado com o aval do representante indicado pelo Estado, Josué Barranco, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e da representante da sociedade civil Jaqueline Bória da Unifesp.