Saúde promove avaliação nutricional a 250 famílias

Ação ocorreu durante o final de semana passado
Ação ocorreu durante o final de semana passado - FOTO: Paulo Pavione/Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), promoveu no último sábado uma ação social voltada à avaliação nutricional das famílias vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Inês Pinto Santos, no Jardim Revista. Ao todo, 250 famílias participaram da atividade agendada, a fim de traçar um acompanhamento nutricional para os próximos seis meses.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o principal objetivo da ação é oferecer orientações precisas e promover a conscientização sobre os hábitos alimentares na família. "Nesta atividade especial, os adultos passaram pela avaliação nutricional enquanto as crianças e jovens, menores de 18 anos, passaram pela avaliação antropométrica. Esse procedimento considera a análise do peso, da altura e da circunferência abdominal, garantindo uma avaliação sobre o estado geral do indivíduo", disse, "a missão é identificar e entender os hábitos alimentares dessas famílias, além de buscar saber o histórico clínico e os riscos, para assim traçar um acompanhamento que atenda às necessidades específicas de cada caso", completou.

"Precisamos cada vez mais aproximar as famílias à nossa rede de saúde, trabalhando o fator prevenção. Sabemos que o cuidado com a saúde começa pela alimentação, isso desde a infância. Somente pelo diálogo e pelo acompanhamento profissional, contando também com toda a rede de apoio social, vamos combater e prevenir doenças crônicas, incluindo também a desnutrição e a obesidade", apontou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).