Pessoas em situação de rua serão vacinadas em Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano deve aplicar hoje a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus (Covid-19) em aproximadamente 80 pessoas em situação de rua que estão atualmente abrigadas na sede do Centro Social Bom Samaritano e também no Complexo Poliesportivo Paulo Portela. Nestes locais, a administração municipal mantém um serviço de acolhimento emergencial há mais de um ano.

Até a tarde de ontem, nenhum integrante deste público-alvo havia sido imunizado, como ocorre em Itaquaquecetuba que está aguardando o envio de doses a serem aplicadas nas pessoas em situação de rua. Em Poá há aproximadamente 70 moradores neste quadro de vulnerabilidade e nenhum deles foi vacinado até ontem, segundo a Prefeitura.

Das 35 pessoas que vivem nestas condições, apenas dez foram vacinadas contra a Covid-19 até a última sexta-feira em Ferraz de Vasconcelos. Já a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, garantiu que foram vacinados até ontem 15 idosos em situação de rua, conforme solicitado por casas de apoio.

"Isso contempla toda a população idosa em unidades de acolhimento destinadas a pessoas em situação de rua na cidade. Outras faixas etárias aguardam inclusão no cronograma estadual", afirmou ontem. A Secretaria Municipal de Assistência Social calcula a existência de 300 a 400 pessoas em situação de rua, entre acolhidos e não acolhidos.

O serviço, chamado de Consultório Itinerante, consiste na atuação de uma equipe composta por médico e enfermeiros, que presta atendimento em saúde a esse público, passando orientações sobre enfermidades diversas e também fazendo testes para a Covid-19.

A todos que recebem o resultado positivo é oferecido o isolamento em uma das quatro unidades de acolhimento convencionais que existem na cidade. Em todas elas, foram separados quartos para isolamento, destinados à quarentena dos positivados.

As demais cidades do Alto Tietê foram questionadas mas não responderam a reportagem até o final desta edição.