Saúde abre novas vagas para aplicação de 2ª dose

A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes abre hoje, a partir das 8 horas, o agendamento online para aplicação de segunda dose da vacina Astrazeneca/Oxford para trabalhadores de Saúde que tomaram a primeira dose até o dia 26 de fevereiro. Amanhã, será a vez do agendamento de segunda dose para quem tomou a Coronavac/Butantan até o dia 3 de maio.

Desde o início da campanha, Mogi das Cruzes está recebendo, sem qualquer problema, todos os lotes necessários para aplicação de segundas doses dentro dos prazos previstos. As doses destinadas ao complemento da imunização não são utilizadas para outra finalidade e as vagas para agendamento online são abertas no intervalo entre o prazo mínimo e máximo ideal para aplicação.

Para a Coronavac, por exemplo, as vagas são abertas de forma que a dose seja disponibilizada entre o 21º e o 28º dia após a primeira dose. Já para a Astrazeneca, as vagas são abertas entre o dia que completa 12 semanas até três meses depois da primeira aplicação.

"Não temos como garantir que a segunda dose seja aplicada no mesmo local da primeira, mas basta que a pessoa acompanhe o calendário com base na sua primeira dose e efetue o agendamento pelo site", explicou a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 160.