Lideranças sugerem adoção de estratégias regionais

Integrantes da Frente Parlamentar do Bem-Estar Animal do Alto Tietê estiveram reunidos ontem com o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi (PL), e o secretário-executivo, Adriano Leite, para discutir políticas públicas regionais para a causa animal.

Durante a reunião foram discutidas ações conjuntas de apoio à causa, como campanhas de adoção utilizando plataformas virtuais, além de feiras regionais; realização de serviços regionalizados como castração e microchipagem; padronização de legislações de combate ao abandono e maus tratos; além de realização de eventos e capacitações sobre posse responsável de animais com aproximação junto às ONGs dedicadas à proteção animal.

Ashiuchi enalteceu a iniciativa dos parlamentares em criar a Frente e reforçou que o Condemat endossa a luta pelo bem-estar animal. "É uma questão de saúde pública e o Condemat já vem trabalhando nesta causa de forma regionalizada com o compartilhamento de experiências e serviços entre os municípios para a melhoria do atendimento", disse.

O vereador suzanense, Marcel Pereira da Silva (PTB), idealizador da Frente Parlamentar, falou sobre a importância do apoio do Condemat na busca por soluções regionalizadas. "Cada município tem sua realidade, alguns já estão mais avançados nas políticas públicas de bem-estar animal, outros estão iniciando este trabalho. Porém, os problemas são comuns, muitas vezes com solução única. Este olhar regional, com ajuda mútua entre os municípios, com certeza será muito favorável para o nosso trabalho", disse.

O secretário-executivo Adriano Leite reforçou o apoio do consórcio destacando o trabalho que já vem sendo realizado por meio da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal, além do pleito junto ao governo do Estado para construção de um hospital veterinário da região. "Temos uma Câmara Técnica muito atuante e essa união com o Legislativo vai fortalecer ainda mais a bandeira na região", frisou.

A Frente Parlamentar regional foi criada no início do mês e conta com oito vereadores que representam a região: Marcel Pereira da Silva (Suzano); Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (Arujá); Evandro Toshiyuki Omura (Biritiba Mirim); Fernanda Moreno (Mogi das Cruzes); Jilmara Quirino da Silva (Poá); Lourenço Francisco de Oliveira Junior (Salesópolis), Fabrício dos Santos Nunes Paiva (Salesópolis) e Regiane de Castro (Santa Isabel). Também estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos, Cláudio Squizato, e de Suzano, André Chiang.

Deixe uma resposta

Comentários