Padres são presenteados com obras feitas por artista plástica da cidade

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes está completando 408 anos com uma série de tradições. Uma delas é presentear cada um dos padres que celebra as missas da novena preparatória ao longo de nove dias.

Neste ano, como forma de prestigiar o artista local, os festeiros Mauro de Assis Margarido, o Maurinho, e Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha, convidaram a artista plástica Ana Maria Barbosa, a AnaMarB, para fazer o produto a ser presenteado: uma moringa com copo em porcelana. Já a artesã Ana Paiva ficou responsável pelas caixas personalizadas para guardar os presentes. Elas terão placa de aço escovado e a dedicatória para cada padre.

"A escolha dos presentes é sempre um momento especial porque queremos deixar, para cada padre celebrante, uma lembrança da festa e retribuir a nossa alegria pelo 'sim' que eles nos deram ao aceitar em presidir a missa. Neste ano, em especial, resolvemos chamar uma artista local, que participa da tenda Oficina Divineira da Secretaria de Cultura, na Quermesse, onde são vendidos produtos alusivos à Festa do Divino. É uma homenagem aos artistas plásticos e artesãos, que vendem os seus produtos na Oficina Divineira, mas que pelo segundo ano, por causa da pandemia, não vai ocorrer. Por isso, este presente tem um significado maior", disse a festeira Cícera Alecxandra de Oliveira Margarido.

A artista plástica Ana MarB disse que aceitou o convite como uma missão: "O meu trabalho envolve fé, respeito e amor. E esse convite veio num momento muito delicado em minha vida. Estava emotiva! Foi uma ação de graças, que ocupou o meu tempo e a minha cabeça ficou presa ao Divino, sou muito grata a Ele e a essa festividade, que envolve religião, folclore e cultura", comentou Ana MarB, que em julho completa 49 anos atuando com artista plástica e 776 exposições.

Foram produzidas 25 peças de moringa e 25 canecas, com temas ligados à Festa do Divino. O trabalho foi iniciado no dia 16 de abril e finalizado no dia 10 de maio. "As ilustrações apresentam pessoas fazendo rezas, levando as Bandeiras para a igreja, para o campo", revelou Ana MarB.

Um peça segue para o Museu do Divino Espírito de Mogi e para e a outra para o Museu de Arte Sacra em São Paulo.

Confira a programação religiosa da Festa do Divino 2021, por meio do site www.festadodivino.org.br) e nas redes sociais, Facebook /FestadoDivinodeMogidasCruzes. No instagram @divinomogi também são postadas fotos diariamente sobre este evento. Além disso, o devoto pode conferir uma programação por meio do YouTube /FestadoDivinodeMogidasCruzesSP.