Podas de adequação auxiliam no crescimento das árvores

Trabalho garante a segurança de motorista e pedestres
Trabalho garante a segurança de motorista e pedestres - FOTO: Divulgação/PMMC

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes trabalha com a equipe de poda de árvores, em vários pontos da cidade para garantir a manutenção de espécies de grande porte. São as chamadas podas de adequação, que proporcionam um crescimento mais saudável às árvores e garantem a segurança de motoristas e pedestres, evitando que galhos pesados venham a quebrar.

Nas últimas semanas, a equipe esteve em bairros como a Vila da Prata, Vila São Paulo e Vila Suíssa, além da Praça Assumpção Ramirez Eroles, também conhecida como Praça do Habib's.

São realizadas em média cinco podas de adequação por dia. Elas acontecem em geral às margens de ruas e avenidas com movimento intenso de veículos, onde existem árvores de grande porte com galhos que precisam ser cortados periodicamente. Com o passar do tempo, caminhões e ônibus podem começar a esbarrar nesses galhos, o que se torna mais perigoso com a chuva.

A secretária Michele de Sá Vieira tem coordenado o trabalho e explicou a importância das podas equilibradas: "Temos técnicos especializados no trabalho de campo e eu, como arquiteta e urbanista, oriento que a poda deve ser cuidadosa, precisa e equilibrada, objetivando resguardar as condições fitossanitárias, a segurança dos pedestres e veículos e o embelezamento que proporciona à paisagem".

Os mogianos podem solicitar a análise e a poda de árvores pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, no aplicativo eOuve ou ainda pelo whatsapp 97133-1999.