Retomada gradual das aulas presenciais começa amanhã

Primeiras turmas a retornarem serão do 6º ao 9º anos no Cempre, EJA e EEI
Primeiras turmas a retornarem serão do 6º ao 9º anos no Cempre, EJA e EEI - FOTO: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes iniciará na amanhã a retomada gradual das aulas presenciais nas unidades escolares da rede municipal de ensino. As primeiras turmas a retornarem serão do 6º ao 9º ano no Cempre Benedito Ferreira Lopes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) (EM Coronel Almeida e Escola de Empreendedorismo e Inovação - EEI), além dos cursos profissionalizantes oferecidos em unidades do Crescer, que estejam adequadas ao protocolo sanitário.

A retomada se dará na modalidade híbrida com a continuidade das atividades remotas. O retorno é opcional para as famílias. "A retomada presencial das aulas será feita de forma gradativa respeitando a premissa de preservar a vida. Estamos observando os dados epidemiológicos da cidade para garantir um retorno seguro, porém gradual destas atividades que são tão importantes para o desenvolvimento da educação no município", disse o secretário de Educação, André Stábile.

Estas primeiras unidades estão adequadas ao protocolo sanitário. As equipes estão entrando em contato com os pais e alunos para orientações e serão entregues os kits de proteção individual. Os profissionais das escolas também receberam equipamentos de proteção individual. A capacidade máxima diária de atendimento será de 35% do total de alunos matriculados por turma. Os profissionais do grupo de risco que ainda não foram vacinados devem permanecer em teletrabalho. Todos deverão usar máscara e manter o distanciamento social de 1,5 m.

Para a retomada, a Secretaria de Educação elaborou um Guia Prático destinado aos agentes envolvidos no retorno às escolas, que está disponível no Portal da Secretaria. As diretrizes contemplam as áreas de logística, alimentação e atuação pedagógica. As unidades também contam com a Brigada da Pandemia na Escola, composta por pelo menos três servidores para assegurar o efetivo cumprimento das medidas previstas no Protocolo de Segurança Sanitária.

A programação continua no dia 31 com o retorno das turmas de creche e pré-escola, somente nas escolas municipais e subvencionadas adequadas ao protocolo sanitário. As turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais deverão retornar presencialmente no dia 7 de junho. Após essa data, a cada semana serão abertas novas escolas com a condição de que tenham cumprido integralmente o protocolo sanitário. O cronograma de retomada é condicionado à situação epidemiológica do município.