Mutirão de papanicolau atende quase mil mulheres

985 mulheres foram atendidas, disse a Prefeitura
985 mulheres foram atendidas, disse a Prefeitura - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

O mutirão especial para a coleta de papanicolau, promovido no último sábado (22/05) pela Secretaria Municipal de Saúde, garantiu o exame para 985 mulheres suzanenses. O procedimento é um dos principais meios de rastreamento do câncer do colo de útero, sendo que os resultados das pacientes devem sair daqui a um mês. O principal objetivo da ação foi ampliar a cobertura e oferecer oportunidade às mulheres que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a atividade ocorreu ao longo de todo o sábado sem intercorrências. "A ação de coleta foi um sucesso, sendo uma experiência muito positiva para as equipes, com foco total na prevenção e orientações sobre o câncer de colo de útero e a saúde da mulher. Tenho certeza de que pudemos alcançar um número expressivo de suzanenses, sobretudo aquelas com idades entre 25 e 59 anos, mas ainda nos organizamos para uma segunda edição do mutirão, para que aquelas que não puderem comparecer possam se planejar e também fazer o exame", explicou.

Entre as nove unidades que prestaram o atendimento, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura, no bairro Cidade Miguel Badra, foi a que recebeu a maior demanda de atendimento, com 186 mulheres. As unidades Vila Amorim e CS II também registraram movimento de 154 e 128 pacientes, respectivamente.

Já as unidades Jardim Alterópolis, Casa Branca e Tabamarajoara receberam fluxo médio de 90 a 120 mulheres acolhidas no dia. Com menos de 90 atendimentos ficaram as unidades Vila Fátima, Boa Vista e Jardim Brasil.