Fundos podem receber até 3% do Imposto de Renda

Declarante deve usar modelo completo para a doação
Declarante deve usar modelo completo para a doação - FOTO: Arquivo/Mogi News

A Secretaria de Finanças de Mogi das Cruzes quer estimular a doação de até 3% do Imposto de Renda (IR) dos contribuintes ao Fundo da Criança e Adolescente e ao Fundo do Idoso. O donativo seria uma alternativa para que parte dos recursos que deixam a cidade voltassem e de forma direta fossem geridos pelos Conselhos Municipais em benefício da população.

A Secretaria de Finanças quer dar início a uma cultura de doações de parte do IR. "O contribuinte não tem nenhum centavo a mais de gastos com esse donativo. Esse valor já seria pago de qualquer forma dentro do tributo que ele obrigatoriamente precisa pagar anualmente", explicou o chefe da Pasta, Ricardo Abílio.

Mogi possui os dois fundos devidamente regularizados, o que possibilita a alternativa de destinação de parte da verba do contribuinte interessado em doar. Para realizar o processo, o declarante precisa optar por fazer a declaração no modelo completo. O programa é auto explicativo com os campos para preenchimento disponíveis.

"Estamos querendo iniciar essa cultura de doação no cidadão mogiano para que ele repita o processo nos próximos anos. Temos registros de que o ano com maior arrecadação no município foram declarados mais de
R$ 80 mil, queremos ultrapassar isso", declarou Abílio.

No Fundo da Criança e Adolescente e Fundo do Idoso as doações podem impulsionar a promoção de eventos e ações efetivas de apoio direto dos cadastrados em vulnerabilidade social. A coordenação dos recursos é de responsabilidade da Assistência Social de Mogi e dos Conselhos Municipais.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários