Ofertas de emprego em Mogi apresentam alta na pandemia

Crescimento na oferta foi de 60% e 55,2% em relação aos anos de 2019 e 2020
Crescimento na oferta foi de 60% e 55,2% em relação aos anos de 2019 e 2020 - FOTO: Agência Brasília

As etapas de retomada econômica da pandemia de coronavírus (Covid-19) que são implantadas periodicamente não só no Estado de São Paulo como também em todo o Alto Tietê têm resultado no aumento de ofertas de emprego em Mogi das Cruzes. De janeiro ao mês de abril deste ano foram oferecidas 1.868 oportunidades, por exemplo.

As informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apontam ainda que, neste mesmo período do ano anterior, estiveram disponíveis 1.167 vagas. Já no ano retrasado, quando não havia sinais da pandemia, os moradores tiveram acesso a 1.203 vagas de emprego, um aumento de 60% e 55,2%, respetivamente.

O programa de empregabilidade de Mogi é atualmente o Mogi Conecta Empregos. Até o ano passado, era o Emprega Mogi. A percepção da Prefeitura é que, com o decorrer da pandemia, muitas empresas se adaptaram às restrições necessárias para o enfrentamento da doença, com a reorganização interna, utilização de teletrabalho e ferramentas digitais.

"Este processo já demanda novos profissionais, com capacidades de conhecimento para estas novas realidades. Paralelamente, está acontecendo um processo de aquecimento na economia, com empresas projetando crescimento e tendo um aumento de demanda por produtos e serviços", explicou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Este movimento se nota, principalmente, na indústria e em segmentos do setor de serviços, como seguros, planos de saúde e construção civil. Nos últimos três anos, as funções que mais tiveram vagas disponibilizadas são operador de telemarketing, auxiliar de limpeza, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de cozinha, porteiro, ajudante geral, auxiliar administrativo, soldador, ajudante de obra e auxiliar de linha de produção.

O mesmo tem acontecido em Suzano, por meio do programa Suzano Mais Emprego, de janeiro deste ano até a tarde de ontem foram oferecidas 1.236 oportunidades de emprego.

As informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apontaram ainda que, neste mesmo período do ano anterior, estiveram disponíveis 633 vagas. Já no ano retrasado, quando não havia a pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19) os moradores tiveram acesso a 699 vagas de emprego, uma elevação de 95,2% e 76,8%..

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano esclareceu que este aumento tem relação com a pandemia do novo coronavírus. A Pasta ainda informou que 60% das oportunidades são da indústria, 35% do comércio e 5% de serviços.