Oferta de emprego em Suzano apresenta alta na pandemia

Segundo a secretária, elevação foi de 95,2% e 76,85 em relação a 2019 e 2020
Segundo a secretária, elevação foi de 95,2% e 76,85 em relação a 2019 e 2020 - FOTO: Agência Brasília

As etapas de retomada econômica da pandemia de coronavírus (Covid-19) que são implantadas periodicamente não só no Estado de São Paulo como também em todo o Alto Tietê têm resultado no aumento de ofertas de emprego em Suzano. Por meio do programa Suzano Mais Emprego, de janeiro deste ano até a tarde de ontem foram oferecidas 1.236 oportunidades de trabalho, por exemplo.

As informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apontam ainda que, neste mesmo período do ano anterior, estiveram disponíveis 633 vagas. Já no ano retrasado, quando não havia a pandemia, os moradores tiveram acesso a 699 vagas de emprego, um aumento de 95,2% e 76,8%, respectivamente.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego esclareceu que este aumento tem relação com a pandemia do novo coronavírus. A Pasta ainda informou que 60% das oportunidades são da indústria, 35% do comércio e 5% de serviços.

O projeto Suzano Mais Emprego teve início em 2019 e no ano passado vinha registrando aumento no número de oportunidades ofertadas até abril, quando começou a se elevar a quantidade de casos da doença em todo o país.

"A consequência a partir daí foi não só a interrupção da abertura de novas vagas como também demissão de funcionários. Com a ligeira retomada economica no início deste ano, empresas reabriram os postos de trabalho encerrados em 2020", detalhou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego.

O mesmo tem acontecido em Mogi das Cruzes, que divulgou apenas os números referentes ao período de janeiro a abril, uma vez que o balanço referente a maio será fechado com o término do mês. Na temporada deste ano houve 1.868 vagas de emprego cadastradas pela Prefeitura.

No mesmo período do ano anterior a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social afirmou que a quantidade foi de 1.167, enquanto no ano retrasado somaram-se 1.203 oportunidades de janeiro a abril,uma elevaçao de 60% e 55,2%. respectivamente. O programa de empregabilidade de Mogi é o Mogi Conecta Empregos. Até o ano passado, era o Emprega Mogi.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informou que a percepção é que, com o decorrer da pandemia, muitas empresas se adaptaram às restrições necessárias para o enfrentamento da doença, com a reorganização interna, utilização de teletrabalho e ferramentas digitais. Este processo já demanda novos profissionais, com capacidades de conhecimento para estas realidades.