Em vacinação realizada ontem, 4 mil recebem a imunização

A vacinação ocorrida ontem aconteceu em três locais diferentes de Suzano
A vacinação ocorrida ontem aconteceu em três locais diferentes de Suzano - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em Suzano beneficiou mais 4.055 pessoas ontem, sendo 3.512 moradores maiores de 40 anos com comorbidades e mais 543 pessoas que receberam a segunda aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford. O dia também foi marcado pelo atendimento de prevenção ao câncer bucal e pela campanha social "VacinAção Solidária".

A imunização foi movimentada para as equipes de Saúde, que foram divididas para prestar o devido atendimento na Arena Suzano, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido e na Escola Municipal (E.M) Odário Ferreira da Silva, que são os pontos referência para a vacinação nas respectivas áreas da região central, norte e distrito de Palmeiras.

Na Arena Suzano, 2.273 pessoas receberam a primeira aplicação, sendo que 560 optaram pelo sistema drive-thru, oferecido nas dependências do Parque Municipal Max Feffer. Já o CEU Gardênia vacinou outros 673 suzanenses, enquanto no distrito de Palmeiras 566 munícipes buscaram atendimento.

Para o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o saldo do dia representa um avanço significativo na vacinação. "Com as 3.512 pessoas imunizadas hoje, chegamos a 51.357 suzanenses vacinados com pelo menos a primeira dose. Isso significa que 17% da população já está parcialmente protegida contra a Covid-19. Esse avanço nos traz um certo otimismo diante do cenário pandêmico. A batalha não tem sido fácil, mas seguimos confiantes em dias melhores", afirmou.

Já o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, reforçou que mesmo com a vacina, todos os protocolos ainda devem ser respeitados. "O uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e a frequente higienização das mãos continuam valendo, até mesmo para quem já tomou as duas doses da vacina. Hoje demos um passo importante com a vacinação das pessoas com comorbidades. A campanha avança na cidade conforme o envio de novos lotes. Seguimos trabalhando pela segurança e agilidade no atendimento aos públicos beneficiados", disse.

Além da vacinação, a Arena Suzano também promoveu nesses últimos dois dias a campanha de prevenção ao câncer bucal, com o atendimento gratuito de 658 pessoas. "Aqueles que aceitaram participar da ação passaram por uma avaliação simples, rápida e indolor, mas capaz de detectar alterações importantes da cavidade oral. Desse total de atendimentos, 38 casos foram encaminhados para uma triagem mais detalhada no nosso Centro de Especialidades Odontológicas. Esse primeiro exame é o que vai apontar o estágio inicial da doença, sendo possível começar o tratamento adequado o quanto antes. A ação especial segue nas próximas três semanas", explicou o chefe da pasta.

Já a campanha social "VacinAção Solidária", que consiste na entrega voluntária de um quilo ou mais de alimentos durante o momento da imunização contra a Covid-19, já alcançou a arrecadação de 10 toneladas de alimentos direcionadas ao Fundo Social de Solidariedade. "Temos uma caixa grande em cada polo de vacinação para que o munícipe possa depositar o alimento. A participação é voluntária, não é obrigatória, mas é uma bela maneira de retribuir e fazer o bem ao próximo. Precisamos levar esse sentimento para as famílias que lutam diariamente contra o vírus e também contra a fome", declarou Ashiuchi.