Deputado visita Luzia para fiscalizar repasse de verba

Emenda foi aprovada no ano passado na Câmara
Emenda foi aprovada no ano passado na Câmara - FOTO: Emanuel Aquilera

O deputado federal Vinicius Poit (Novo), coordenador da bancada paulista na Câmara dos Deputados, visitou Mogi das Cruzes ontem de manhã para fiscalizar a emenda avaliada em pouco mais de R$ 2 milhões ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. A verba, no valor
R$ 2.124.289,49, é destinada ao enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19) foi aprovada no ano anterior após um diálogo entre os 73 parlamentares.

A unidade conta com cerca de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 52 leitos de Enfermaria para pacientes em tratamento da Covid-19. "Fiscalizar as emendas destinadas ao município faz parte da nossa competência como legislativo federal. O processo de fiscalização deve se tornar uma cultura natural", apontou Poit.

O deputado também buscou saber de que maneira o valor foi aplicado, tendo em vista que a especialidade do hospital é neurocirurgia, cirurgia vascular e ortopedia, conhecer a realidade do município."Nosso mandato foi eleito com o compromisso de transparência com o cidadão e somos norteados por isso desde o início e em tempo integral. A fiscalização das emendas é feita não somente por nós, parlamentares e equipe, mas por voluntários locais que se dispõem a colaborar", acrescentou o deputado.

Ainda no ano anterior, houve um projeto específico que facilitou a fiscalização durante a pandemia da Covid-19, quando Poit aprovou a emenda do Projeto de Lei 23/2020, a chamada Lei da Quarentena, que exigia transparência dos contratos de licitação. (T.M.)