Solenidade de Corpus Christi é na próxima quinta-feira

A celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi, é na próxima quinta-feira, dia 03 de junho. O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir a missa, às 9 horas, com a Bênção do Santíssimo Sacramento, na Catedral Diocesana Sant'Ana, em Mogi das Cruzes.

A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã, em que está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo, e a Festa de "Corpus Christi" é quando a Igreja comemora solenemente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, presença real e sacramental de Cristo, e foi criada em 1264 pelo Papa Urbano IV, quando aprovou a Bula "Transiturus de hoc mundo", em que prescreveu que na quinta-feira, após a Solenidade da Santíssima Trindade (que em 2020, celebração deste último domingo, dia 07 de junho), fosse oficialmente à festa em honra do Corpo do Senhor.

Procissão

Neste ano, como em 2020, não haverá a procissão pelas ruas com o Santíssimo Sacramento, que é parte do rito litúrgico da Solenidade de Corpus Christi, ainda uma restrição para evitar a propagação da Covid-19.

Assim, como a atenção aos cuidados e as orientações das autoridades da Secretaria Municipal de Saúde para evitar o contágio do coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras e a não aglomeração de pessoas em espaços fechados, respeitando o número de 30% da capacidade da Igreja.

O acesso dos fiéis à Catedral Sant'Ana, localizada na rua Doutor Paulo Frontin, 366, na região central de Mogi das Cruzes será por ordem de chegada.

Durante a celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá apresentar os novos festeiros e capitães de mastro da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes do próximo ano.

A missa será transmitida ao vivo por meio da página do facebook da Catedral Sant'Ana (facebook.com/catedraldesantannamogi/).