Mapeamento de catadores passa por adaptações

A pandemia causada pelo coronavírus, que já dura mais de um ano, interrompeu temporariamente os serviços oferecidos presencialmente pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, como o cadastro de catadores pelo aplicativo Reciclando. O projeto com a ferramenta se iniciou no final de 2019 e agora passa por análises e adaptações.

O mapeamento dos catadores autônomos que trabalham na cidade é um dos objetivos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que estuda formas de manter esse cadastro atualizado - o que contribui para o aumento dos índices de reciclagem na cidade. A parceria entre a Secretaria do Verde e a Faculdade Braz Cubas acontece desde o ano retrasado.

O aplicativo foi desenvolvido por professores e estudantes das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com base no projeto dos estudantes de Gestão Ambiental, em parceria com técnicos da secretaria. Ele ajuda a identificar o volume de material coletado por catadores e sucateiros independentes - além de mapear os locais onde os recicláveis são recolhidos, bem como seu trajeto.

Nas próximas semanas, a Secretaria do Verde divulgará a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e que terá uma série de eventos e palestras na qual serão apresentados os projetos da Pasta. As ações na área de reciclagem estarão contempladas nesta programação, que também terá relação direta com o Programa Município Verde Azul, outra prioridade para a secretaria.

A Pasta também apresentará em breve o planejamento das políticas públicas a serem desenvolvidas nesta gestão. A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, trabalha atualmente na formação de um grupo de técnicos que já estão cuidando de todo o planejamento de Mogi.

O grupo é bastante especializado, com doutores na área ambiental e ampla experiência na área pública. "O programa estimula as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, mas também define e acompanha linhas de atuação que devem ser desenvolvidas e implementadas", explicou. O trabalho ocorrerá durante todo o ano, incluindo reuniões e ações práticas de campo.

 

Deixe uma resposta

Comentários