Após uma semana de orientação, radares começam a multar amanhã

Os equipamentos de fiscalização eletrônica das vias municipais de Mogi das Cruzes começam a autuar amanhã. Na quarta-feira da semana passada os medidores de velocidade voltaram a operar no município após um intervalo de aproximadamente nove meses e, até hoje, o funcionamento dos equipamentos tem o caráter apenas orientativo.

Em decorrência do vencimento do contrato com a antiga empresa responsável pela operacionalização, os radares foram desabilitados e retirados das vias municipais em agosto de 2020. Conforme divulgado na semana passada, a Prefeitura implantou a sinalização indicativa sobre a existência dos radares em todas as vias que contam com o serviço.

Além disso, faixas informativas também foram colocadas para alertar os condutores. A definição dos locais que receberam os equipamentos, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, considerou as características das vias, os riscos para pedestres e motoristas e o número de acidentes registrados nos locais em anos anteriores.

Os equipamentos que passaram a funcionar na última quarta-feira fazem parte da primeira etapa do novo contrato (confira os locais no quadro acima). Por determinação da Resolução 805 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as notificações de infrações de trânsito ocorridas entre 26 de fevereiro e 30 de novembro do ano passado passaram a ser enviadas aos proprietários dos veículos apenas a partir de janeiro deste ano.

Até julho de 2020, os radares estavam operando e, a partir de agosto, apenas foram realizadas autuações manuais por agentes municipais e Polícia Militar.

"Muitas pessoas confundem o funcionamento de radares com arrecadação, mas eles são equipamentos de segurança. De acordo com pesquisas internacionais, cerca de 97% dos acidentes fatais são causados por falha humana, principalmente o excesso de velocidade", explicou a secretária de Transportes, Cristiane Ayres. Ainda de acordo com ela, o radar estático não autuará motoristas. Ele será utilizado para ações de engenharia de tráfego, como contagem de veículos e estatísticas.

VEJA OS RADARES POR VIA

Controlador eletrônico de velocidade tipo fixo

Equip Local/Fiscalização Sentido Faixa km/h

1 Av. Henrique Peres, 190 C/B 1 40

1 Rua Deodato Wertheimer, 2.299 C/B 1 40

1 Rua Deodato Wertheimer, 2.362 B/C 2 40

1 Av. Pref. Carlos A. Lopes, 650 C/B 1 40

1 Av. Pref. Carlos A. Lopes, 655 B/C 2 40

1 Av. Francisco Ferreira Lopes, 4.410 C/B 2 60

Redutor eletrônico de velocidade (barreira ou lombada eletrônica) - Tipo I

1 Rod. Pedro Eroles, 1.887 B/C 1 40

1 Av. Japão 850 3978 C/B 2 40

1 Av. Francisco Ferreira Lopes, 81 B/C 2 50

Redutor eletrônico de velocidade (barreira ou lombada eletrônica) - Tipo II 

1 Rod. Pedro Eroles, 1.060 C/B 2 60

1 Av. Lourenço Souza Franco, 2.265 B/C 2 60

1 Av. Lourenço Souza Franco, 2.442 C/B 2 60

1 Av. Lourenço Souza Franco, 1.215 C/B 2 60

1 Av. Lourenço Souza Franco, 1.231 B/C 2 60

1 Av. Guilherme George, 2.336 B/C e C/B 2 40

Fiscalizador eletrônico de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa

1 Rua Ricardo Vilela x

Rua Antonio C. Alvarenga B/C 2

Fiscalizador eletrônico de restrição de circulação (caminhão)

1 Rod. Pedro Eroles, 1.741 B/C 2

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