Suzano autua comércios por desrespeito às restrições

Durante a ação mais recente da Prefeitura de Suzano, sete estabelecimentos foram autuados em razão do descumprimento do horário máximo permitido para presença de público e consumo no local. Os autos de infração registrados nas noites de sexta-feira e sábado passado seguem as restrições do decreto municipal objetivando mitigar a propagação da Covid-19.

Ao todo, foram autuados seis comércios na região central e um no bairro Parque Samambaia, sendo eles cinco bares, uma lanchonete e uma pastelaria. A Secretaria Municipal de Segurança ressaltou ontem que participaram da ação as equipes da Vigilância Sanitária, do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).

Já no município de Poá houve uma ocorrência, também no final de semana passado, na qual um clube de motoqueiros havia realizado um evento de grande escala sem autorização, fechando duas vias públicas. Com o apoio da PM e GCM, o acesso ao local foi liberado e o evento encerrado sem complicações.

Ainda no final de semana passado, na rua Barra do Una, em Itaquaquecetuba, as equipes da GCM apreenderam um "paredão". Segundo a Prefeitura, este é um equipamento com alta potência em termos de difusão de som, "que acaba com a paz e tranquilidade das pessoas".

No município, as ações se pautam pela mediação de conflitos. Por fim, em Mogi das Cruzes, entre a noite de sexta-feira e o domingo passado, a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) recebeu 304 chamados referentes ao desrespeito às medidas restritivas necessárias para conter a pandemia. Deste total, 142 não eram procedentes.

Neste período, foram registradas 16 autuações: sete por desrespeito às normas de enfrentamento à Covid-19, nos bairros Jardim Esperança, Conjunto Santo Ângelo, Jundiapeba, Jardim Planalto, Vila Patêrnio e Jardim Armênia.

Outras seis foram por desrespeito à Lei do Silêncio, na Vila Industrial, Conjunto Santo Ângelo, Parque Olímpico, Vila Joia e Vila Cintra. Também foram registradas três autuações por pancadão, nos bairros Mogilar, Rodeio e Jardim Santos Dumont.