Promotoras Legais abrange o meio ambiente durante curso

Mais de 300 alunas estão acompanhando as aulas por meio do canal da Prefeitura
Mais de 300 alunas estão acompanhando as aulas por meio do canal da Prefeitura - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o nono curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), traz sua 13ª aula com a temática "Meio Ambiente", ministrada pela bióloga Solange Wuo. O conteúdo foi disponibilizado ontem no canal "TV Prefeitura de Suzano", no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano), às mais de 300 alunas.

Durante a explanação, que tem como norte a data comemorativa, a diretora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trouxe diversos exemplos de projetos realizados pela pasta na cidade, mostrando como o munícipe pode, em casa, auxiliar com as ações de preservação ambiental, além de explicar como é a organização dos funcionários e qual setor o cidadão deve recorrer em cada situação.

Especialista em "Gestão Ambiental na Administração Pública" e em "Gestão de Resíduos Sólidos", Solange traz um olhar sensível sobre projetos técnicos que transformam o ecossistema da cidade. Na oportunidade, ela fala desde ações para diminuir o impacto ambiental de empresas no solo do município até as grandes ações de fiscalização de combate ao desmatamento e referentes à causa animal, destacando a importância da participação popular em todos os processos.

"O cidadão estar envolvido em nossos programas, conhecer a causa da secretaria pela cidade, ter acesso aos nossos projetos como a 'Coleta Seletiva Solidária', o 'Baby, me leva!' e, principalmente, denunciar irregularidades em nossa Ouvidoria é uma grande 'teia' do bem pelo meio ambiente e para tornar Suzano uma cidade cada vez melhor" enalteceu .

Solange também contou um pouco da sua experiência de 21 anos na área e como tratar e debater sobre esse assunto em um curso como o de Promotoras Legais Populares é um potencializador para novas gerações. "Eu estava na faculdade quando foi anunciado, na constituição de 88, um artigo que garantia a preservação do meio ambiente. Lembro da alegria que foi para todos ali, futuros biólogos. É a mesma sensação que gostaria que as PLPs tivessem, que esse conteúdo fosse um combustível para um mundo melhor", exaltou a diretora.

Em sua fala, a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, comentou a importância desse conteúdo em um curso municipal e gratuito. "O município tem feito um grande trabalho pelo meio ambiente e tornar esse debate cada vez mais amplo é essencial para uma Suzano mais verde e melhor", destacou.

Primeiro trimestre

Em três meses de curso, as alunas já receberam informações acerca de "Direito do Consumidor", "Direito Penal", "Direito da Família", por temáticas LGBTQI , metanoia, feminismo, entre outros. Todos os materiais são exclusivos e gravados especialmente para o curso, que começou no dia 8 de março.

Os encontros seguem de maneira virtual até o mês de novembro, todas às terças-feiras, e o conteúdo fica disponível para acesso no canal do Youtube da Prefeitura.