Especialistas fazem visita ao Casarão dos Duque

Imóvel está situado na rua Doutor Deodato Wertheimer
Imóvel está situado na rua Doutor Deodato Wertheimer - FOTO: Divulgação/PMMC

Os secretários municipais de Cultura e Assuntos Jurídicos, Kelen Chacon e Sylvio Alkimin, acompanhados de representantes de outras Secretarias Municipais, como Serviços Urbanos e Obras, bem como de membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), fizeram na semana passada uma visita diagnóstica ao Casarão dos Duque, no Mogi Moderno.

A entrada no local foi possibilitada pela autorização concedida pelo poder judiciário, que permite à Prefeitura adentrar a área e realizar obras de contenção, às expensas da atual proprietária.

A vistoria serviu como um levantamento inicial das condições do imóvel e da área como um todo. Conforme planejamento, as primeiras medidas a serem adotadas pela Prefeitura serão uma limpeza na área, com roçada do mato no entorno do casarão e a separação de elementos originários, que podem ser reutilizados.

Na sequencia, as equipes da Prefeitura devem proceder com o escoramento das paredes, bem como a implantação de uma cobertura sobre o imóvel, para impedir que ele se deteriore ainda mais.

O imóvel está situado na rua Doutor Deodato Wertheimer, 2.282, no Mogi Moderno

Todo esse trabalho, servirá como base para a elaboração de um projeto de restauro, que deverá ser licitado e executado por uma empresa especializada.

O casarão se encontra em estágio avançado de deterioração, após uma série de adventos, decorrentes de ação do tempo e também ação humana. O propósito é garantir primeiramente a contenção de danos, para depois iniciar um projeto de restauro.