Obras e reformas domésticas exigem atenção com energia

Com a continuidade do isolamento social por conta da Covid-19, o home office e aulas online das escolas são realidade em muitos lares. Com as pessoas passando mais tempo em casa, notou-se o aumento de reformas residenciais para adequar o ambiente doméstico. A pesquisa Termômetro Anamaco, feita pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) em parceria com a FGV/Ibre, mostrou que 30% do varejo percebeu aumento na demanda por materiais de construção no país nos três meses (fevereiro/março/abril). Diante deste cenário, a EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça orientações de segurança com eletricidade para prevenir acidentes elétricos durante obras e reformas domésticas.

Vale destacar que uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é encostar ou até mesmo aproximar ferragens ou ferramentas na rede de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis.

"A aproximação com a fiação, não sendo preciso necessariamente tocar na rede elétrica, diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves, como queimaduras e até a morte. Por isso, a EDP alerta que é fundamental prestar atenção à distância entre o local onde se está trabalhando e a rede elétrica e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a distribuidora", orientou Vilmar Abreu, gestor de excelência ao cliente da EDP.

Na parte interna da residência, o cuidado maior deve estar na instalação elétrica. Muitos dos incêndios ocasionados por eletricidade nas residências são resultado de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada e gambiarras com emendas malfeitas, além de falta de manutenção. "Transformar o ambiente doméstico em um local mais agradável para a família requer atenção para que todos fiquem melhor acomodados e, principalmente, em segurança. Na hora de fazer obras e reformas, utilize materiais de qualidade e contrate sempre um eletricista de confiança", afirmou o gestor da EDP.

Por tudo isso, a empresa orienta buscar sempre profissionais especializados para realizar os serviços. Pedreiros, técnicos e pintores com experiência são familiarizados com as normas técnicas, regras de segurança e com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) fundamentais para todos os trabalhos.

Deixe uma resposta

Comentários