Região integra projeto-piloto para a gestão de resíduos

A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), passa a fazer parte, a partir desta semana, do projeto-piloto regional de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil (RCC), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (Cirs). O lançamento do projeto acontece amanhã, durante webinar da Sima (link: http://bit.ly/CIRScondemat, a partir das 9 horas) e faz parte das celebrações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem.

Conforme anunciado em dezembro do ano passado, durante evento comemorativo aos 10 anos do Condemat, o Alto Tietê foi escolhido pelo governo do Estado para receber a implantação do novo modelo de combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil. O projeto será desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) e contemplará ações de monitoramento, fiscalização integrada e reaproveitamento dos resíduos. Nesta etapa inicial do projeto-piloto serão contemplados dois municípios da região que atenderem aos critérios estabelecidos.

De acordo com o secretário-executivo do Condemat, Adriano Leite, este é mais um desdobramento do acordo de cooperação com o Estado para elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos e vai ao encontro com as demais ações desenvolvidas pela Câmara Técnica de Gestão Ambiental, como o projeto Recicla Cidade, que incentiva a coleta seletiva.

"A destinação dos resíduos da construção civil é um grande desafio para os municípios, e esse trabalho de maneira integrada, aliado aos demais projetos de gestão de resíduos sólidos já em andamento nos municípios, será um grande avanço para a nossa região, além de servir como exemplo para outras regiões do Estado", disse Leite.

Ainda como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Condemat realiza a Capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa destinada aos gestores municipais das áreas de meio ambiente e serviços de limpeza pública e organizações de catadores de materiais recicláveis. O curso tem início nesta terça-feira e se estende pelas demais terças-feiras do mês de junho.

Deixe uma resposta

Comentários