Junho terá programação para celebrar Dia do Meio Ambiente

Outra ação será a fiscalização de descarte irregular
Outra ação será a fiscalização de descarte irregular - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano preparou uma programação especial para o mês de junho, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no sábado que vem. Ao longo das próximas semanas, a administração municipal promoverá uma série de ações de combate a crimes ambientais, estímulos à reciclagem na cidade e medidas que privilegiam o bem-estar e a saúde dos animais domésticos.

Para abrir os trabalhos, o dia 5 foi marcado pelo lançamento de um novo site de fiscalização colaborativa na cidade, voltado para acolher denúncias sobre caçambas de resíduos de construção civil (entulho) irregulares. A medida faz parte do programa Caçamba Verde, responsável por rastrear onde as empresas que trabalham com esse tipo de material estão fazendo os descartes.

Em conjunto com o novo site, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançará na segunda-feira o projeto-piloto de Fiscalização Integrada ao Descarte Irregular de Resíduos de Construção Civil, uma medida articulada em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Para fortalecer a atividade de reciclagem na cidade, a administração municipal implantará o programa Recicla Suzano, patrocinado pela empresa Tetra Pak em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano. Na terça-feira, será formado o comitê de integração da iniciativa, composto por agentes públicos, ONGs, cooperativas e demais entidades que contribuem para a coleta seletiva. Este grupo será responsável por apresentar ideias, discutir propostas e traçar um plano de ação, de forma que o programa seja inaugurado oficialmente no dia 17 de junho.

Além disso, os funcionários públicos municipais de Gestão de Resíduos passarão por capacitação para fortalecer a atuação da prefeitura neste setor. Durante todo o mês, eles participarão de um curso sobre coleta seletiva e logística reversa, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Condemat. Já com relação às estruturas de captação e seleção de resíduos, o ecoponto do bairro Cidade Boa Vista receberá nova proposta de reforma no dia 15 de junho.

O cronograma oficial da prefeitura ainda conta com ações voltadas para o licenciamento ambiental. Hoje, a pasta de Meio Ambiente fará uma apresentação técnica do sistema de licenciamento online para o Grupo de Trabalho da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS). O encontro tem como objetivo mostrar as funções da plataforma e as vantagens do recurso para o processo de emissão do documento, que é obrigatório para qualquer empreendimento que atue sob condições que possam vir a impactar a natureza, em menor ou em maior grau.

Ainda sobre este assunto, a pasta realizará uma reunião online no dia 24 (quinta-feira) para profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, biologia, agronomia, ciências contábeis e demais profissionais interessados. A proposta do encontro é desmistificar o processo de aquisição do licenciamento ambiental no município, um procedimento que a administração municipal tem trabalhado para tornar cada vez mais ágil e eficaz.

Os animais domésticos também serão beneficiados neste mês tão importante para os trabalhos em prol do meio ambiente. Novos mutirões gratuitos de castração estão previstos para acontecer nos dias 12 e 26 de junho (sábados). Os locais que sediarão a campanha ainda não foram definidos, mas os interessados devem efetuar cadastro prévio com o setor responsável por meio do telefone 4745-2055. Após o registro, as equipes entrarão em contato para formalizar o agendamento. A seleção é feita com base no nível de urgência dos pedidos.

O projeto virtual de adoção consciente "Baby, Me Leva!", promovido pelo PlayPet com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, também receberá melhorias. Isto porque a iniciativa municipal ganhará um site no dia 28 de junho (segunda-feira), fortalecendo a campanha permanente e ampliando o alcance dos trabalhos de combate ao abandono animal na cidade.