Procon de Mogi dá orientações sobre compras de presentes

Segundo o Procon, é importante verificar a política de troca de produtos nas lojas físicas
Segundo o Procon, é importante verificar a política de troca de produtos nas lojas físicas - FOTO: Mariana Acioli

Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, os casais se preparam para a compra de presentes, um jantar especial, uma hospedagem em algum hotel, entre muitas opções oferecidas pelo comércio. Para auxiliar os namorados, o Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes traz algumas orientações sobre os cuidados ao adquirir produtos ou serviços para celebrar a data.

A primeira orientação é evitar as compras por impulso. "O consumidor sempre deve fazer uma pesquisa de preços, e ficar atento à confiabilidade do fornecedor e às diferenças entre as condições de compra em lojas físicas e pela internet, o que vale também para a aquisição de serviços. Esses cuidados podem evitar vários problemas", disse a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.

Outras orientação é para verificar a política de troca da mercadoria nas lojas físicas, pois a troca só é obrigatória no caso de produto com defeito. O prazo é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para os bens duráveis. As condições de troca devem ser informadas pelo fornecedor de maneira clara e por escrito.

Nas compras pela internet, o consumidor deve conferir se constam no site o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento, além de informações sobre cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Ao efetuar a compra, imprima ou salve em um computador a página do site com os dados.

Outra orientação importante é, antes de enviar seus dados pessoais e informações do cartão de crédito, observe se a conexão é segura.

Muitos sites atualmente apenas reúnem as promoções de diversos sites, então é importante confirmar quem de fato é o fornecedor para avaliar a credibilidade. Se a compra for pela internet, telefone ou por qualquer meio desde que fora do estabelecimento comercial, sem a oportunidade de o consumidor conferir o produto, é garantido o direito ao arrependimento no prazo de até sete dias após a entrega.

Na compra de flores, arranjos, cestas temáticas, é preciso confirmar diretamente com o fornecedor todos os itens que serão entregues e a qualidade dos produtos. É importante solicitar a nota fiscal. Ao comprar perfumes e cosméticos, conferir as informações de data de validade é fundamentais para garantir a segurança do produto.

Em decorrência das restrições sanitárias por causa pandemia da Covid-19, é importante fazer a reserva nos bares e restaurantes com antecedência. Segundo o Procon, é dever dos restaurantes informar previamente o consumidor de forma clara e de preferência na entrada do estabelecimento, do contrário o consumidor não é obrigado a pagar pelos serviços que não aderiu por falta de informação.

Outra dica é guarde o material publicitário e o regulamento de promoções para que diante de um eventual descumprimento pelo fornecedor seja possível exigir o cumprimento da oferta.

Mais um cuidado que o Procon orienta é com relação a compras feitas com vendedores informais que não fornecem nota fiscal e garantia dos produtos.

O Procon de Mogi das Cruzes atende por meio do telefone 4798-5090.