Prefeitura intensifica os trabalhos de zeladoria em maio

A Prefeitura de Suzano intensificou em maio os trabalhos de zeladoria na cidade. Por meio das Secretarias Municipais de Manutenção e Serviços Urbanos e de Transportes e Mobilidade Urbana, foram realizadas 733 ações de revitalização e limpeza por todas as regiões do município. As medidas incluem serviços como roçagem e varrição de ruas, retirada de resíduos da rede de escoamento de água pluvial, podas de árvores e pintura de sinalização viária.

De acordo com o levantamento da Pasta de Manutenção, neste período foram limpos 237 bueiros, dos quais 38 receberam novas tampas, pois as antigas estavam danificadas. Destes locais foram retiradas cerca de 24 toneladas de resíduos, o que contribui para evitar alagamentos e enchentes no município. Também houve reposição de dez grades articuladas e de 17 tampas de poços de visita, além da troca de 12 guias chapéu. As equipes ainda rebaixaram 11 guias e realizaram 160 procedimentos de poda ou supressão de árvores.

Os trabalhos do mês resultaram na remoção de 85 toneladas de resíduos de rios, redes e valas de drenagem. As equipes cobriram cerca de 18 quilômetros destas estruturas de escoamento de água, além de reformar 320 metros de galerias subterrâneas. Já as vistorias constantes em pontos viciados de descarte irregular e a Operação Cata-Treco, de coleta de objetos inservíveis, resultaram em 1.090 toneladas de materiais recolhidos. Além disso, a pasta ainda realizou 137 atendimentos específicos ao público e cobriu 23 quilômetros de nivelamento e cascalhamento.

O secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, ressaltou que os resultados superaram as previsões estipuladas para o período. "Nós trabalhamos com metas mensais a serem cumpridas, em maio conseguimos superar o previsto, como no caso da limpeza de bueiros, serviço extremamente importante que teve 70 unidades a mais do que o esperado", afirmou.

Já a Pasta de Transportes e Mobilidade Urbana fechou o mês com 108 ações. As principais medidas foram voltadas para a revitalização das ruas da cidade com nova sinalização viária, sendo 45 horizontais e 17 verticais em pontos estratégicos de tráfego. Todas as regiões do município foram beneficiadas pela iniciativa, que contemplou 44 bairros no mês, alcançando pontos da cidade como Jardim Europa, Jardim Nova América, Cidade Boa Vista, Cidade Edson, Jardim Planalto, Jardim Revista, Cidade Miguel Badra, Vila Urupês, entre outros.

Três semáforos ainda foram identificados com mau funcionamento e substituídos por novos aparelhos. A pasta também concentrou esforços na revitalização dos pontos de ônibus da cidade, contemplando 36 abrigos com nova pintura e reformas gerais.

De acordo com o chefe da pasta, Claudinei Valdemar Galo, todas estas atividades têm o principal objetivo de zelar pela segurança dos munícipes no trânsito. "Estamos sempre reforçando as pinturas, substituindo placas e sinais luminosos que informam e orientam pedestres e motoristas. Nossa meta é contribuir para um trânsito cada dia mais seguro e organizado na cidade", reforçou.

Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), o município tem conquistado números expressivos nos trabalhos de zeladoria deste ano. "As ações de manutenção e limpeza também foram impulsionadas na cidade graças à criação dos mutirões de zeladoria em abril. Com eles, conseguimos concentrar esforços em diversas regiões da cidade ao longo dos finais de semana, de forma a levar melhorias de forma ágil para todos. Seguimos trabalhando para construir uma Suzano cada vez mais bonita e segura", concluiu o chefe do Executivo.