Ocupação de leitos de UTI no HC de Suzano está em 100%

HC de Suzano é uma das unidades do Alto Tietê que recebeu leitos contra Covid
HC de Suzano é uma das unidades do Alto Tietê que recebeu leitos contra Covid - FOTO: Emanuel Aquilera

O Hospital Auxiliar de Suzano, que tem tratado pacientes em recuperação de coronavírus (Covid-19), operou até ontem com uma taxa de 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por outro lado, em todas as unidades hospitalares municipais as taxas de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria estavam ontem em 30% (seis de 20 vagas) e 19,29% (11 de 57 vagas), respectivamente.

Os hospitais que tratam pacientes com a doença respiratória são o Pronto-Socorro Municipal (PS), Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santa Maria e Hospital Saint Nicholas. As duas últimas unidades são da rede particular, onde a Secretaria Municipal de Saúde oferta vagas de internação por meio de convênios firmados.

No Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, Doutor Osíris Florindo Coelho, os 26 leitos de UTI também estavam ocupados, além dos 26 de Enfermaria com 84% de ocupação.

Também quase atingindo o limite estava ontem o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba, que operava com 20 leitos de UTI, somando 95% de ocupação. Há também 22 Enfermaria e todos estavam ocupados.

Já no Centro de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Central de Atendimento Covid-19 e no Hospital de Campanha de Itaquá as taxas de ocupação na Emergência e Enfermaria eram de 15% e 61%, respectivamente.

Na UTI do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, em Mogi, a taxa de ocupação era de 95% e 55% na Enfermaria. Por outro lado, no Hospital Luzia de Pinho Melo havia 46% e 27% de ocupação, respetivamente. Em todos os hospitais da cidades que tratam pacientes com a Covid-19, ontem havia uma ocupação de 73% nos leitos de UTI, de acordo com a Prefeitura.

Por fim, segundo os números da Secretaria Municipal de Poá, uma das cinco cidades mais populosas da região, a taxa de ocupação dos leitos de Emergência no Hospital Municipal Doutor Guido Guida era de 50% até a manhã de ontem. A unidade tem dois destes leitos.

Dos 22 leitos de Enfermaria, havia uma taxa de ocupação de 18% ontem, segundo a Prefeitura. Além disso, outros três pacientes estão cadastrados na fila de espera da Central Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para transferências de internações para outras unidades.